UFBA capacita voluntários para Copa das Confederações

Capacitações acontecerão em cinco finais de semana

Em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal da Bahia colabora na capacitação dos voluntários da Copa das Confederações, em 2013. A universidade possui um total de 60 monitores, advindos de cursos como Artes Cênicas/Teatro, Educação Física, Psicologia, História, entre outros, dedicados à formação. Os encontros se desdobram em cinco finais de semana, com cada sessão abordando um tema específico. O primeiro deles aconteceu no último sábado (27/04) no PAF V do Campus de Ondina e os participantes trabalham com a temática da Hospitalidade e Acolhimento e temas como História e Cultura da Cidade e Segurança e Primeiros Socorros.

Todo o processo de capacitação acontece, simultaneamente, em outras universidades – em sua maioria federais – das seis cidades sedes. Com o apoio das Pró-Reitorias de Extensão, os professores indicaram alguns alunos de suas unidades para serem monitores, bolsistas que ajudam nas oficinas destinadas aos voluntários. “A única mudança foi porque tivemos de chamar alunos de História e não de Turismo, conforme previsto no projeto”, explica Maria de Fátima Carvalho, coordenadora das Instalações Especiais de Ensino da UFBA.

As oficinas nas tardes de sábado e nas manhãs e tardes de domingo serão ministradas de modo idêntico. Os mesmos conteúdos devem ser aplicados aos grupos diferentes, possibilitando aos voluntários escolherem o melhor turno para comparecimento. Em cada sessão, espera-se a presença de, aproximadamente, 300 participantes.

Parceria com a UnB

Segundo Wilsa Ramos, professora do Instituto de Psicologia da UnB, os extensionistas das diversas unidades da instituição propuseram o projeto, junto ao Ministério do Esporte. A fim de envolver as universidades federais das seis cidades sedes, os docentes buscaram constituir um conjunto de oficinas e atividades didáticas, cada um em sua especialização.

A capacitação tem como objetivo formar o voluntário para demonstrar acolhimento e hospitalidade aos estrangeiros e aos visitantes durante a Copa das Confederações. “Acreditamos que as pessoas são capazes de organizar e jogar um bolão também fora do estádio, apoiando e organizando o evento e nos comunicando bem com os visitantes”, ressalta Wilsa.

Seleção dos voluntários

Os voluntários que participarão da formação são aqueles cadastrados no Brasil Voluntário, programa do Governo Federal para atender a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo, em 2014. Durante a capacitação, testes de proficiência de línguas serão aplicados, a fim de identificar aptidões de cada integrante. Cada cidade terá sua demanda específica, considerando o país e a língua das seleções que irão jogar em seu estádio.

O desejo em apoiar o evento e em aproximar-se de outras culturas contribuiu para a escolha dos voluntários. Após o treinamento adequado, alguns participantes se tornarão voluntários/monitores, colaborando mais na organização e na coordenação de algumas atividades associadas à Copa.

Fonte: www.ufba.br