UFBA é aprovada no edital Capes PrInt

A Universidade Federal da Bahia foi inserida no grupo das instituições de ensino superior habilitadas para receber recursos do Programa Interinstitucional de Internacionalização (Capes PrInt) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Em todo país, apenas 36 instituições estão habilitadas pela Capes para desenvolver o programa. A partir de novembro, a Capes estabelecerá novos critérios para a liberação e gestão de recursos para internacionalização da pesquisa universitária. A Capes ainda não divulgou os valores que cada uma das instituições receberá.

Os pontos fortes e decisivos para a UFBA garantir o espaço em um grupo restrito foram as grandes quantidades de projetos, ampla variedade de temas e áreas de conhecimento nas pesquisas, além de impulsionar a lógica interdisciplinar. A UFBA concorreu ao edital com um total de 165 projetos, agrupados em 19 macrotemáticas interdisciplinares, distribuídas em 5 grandes eixos de conhecimento.

Os programas de pós graduação da UFBA que foram avaliados com nota igual ou superior a 4 (numa escala de 3 a 7) enviaram propostas. O bom desempenho da universidade nos principais indicadores quantitativos e qualitativos de produção científica, em geral ocupando posições que oscilam entre o 5º e o 15º lugar, foi também decisivo pela seleção da UFBA pela Capes para o aperfeiçoamento da pesquisa na instituição.