UFBA em Debate discutirá criação de centro de excelência numa universidade

A palestra “Como Criar um Centro de Excelência e Referência numa Universidade Federal: o Exemplo do CIN/UFPE” que será proferida pelo professor aposentado do CIN – Centro de Informática da UFPE, Sílvio Meira, às 11h, do dia 07/10, no Auditório do Instituto de Matemática, em Ondina, dá prosseguimento às atividades do Projeto UFBA em Debate.

O evento que conta com o apoio do Departamento de Ciência da Computação da UFBA, será transmitido ao vivo pelo canal  http://aovivo.ufba.br e abordará temática de grande interesse na sociedade atual que é a inovação e o empreendedorismo.

 

Silvio Meira

Silvio Romero de Lemos Meira é Ph.D. em Ciência da Computação pela University of Kent (1985), professor titular aposentado do CIN – Centro de Informática da UFPE e Professor Associado da Escola de Direito RIO da FGV. Em 2012-2013, foi Fellow do Berkman Center da Harvard University, onde é Faculty Associate desde 2014. É um dos pesquisadores mais influentes na área de TI-Tecnologia da Informação no Brasil.

Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Membro do CA do CNPq e CAPES. Na UFPE, criou e coordenou o Programa de Doutorado em Ciência da Computação e formou mais de 140 alunos de Mestrado e Doutorado. É autor de mais de 300 artigos científicos publicados nos principais congressos e periódicos da área, e de muitas centenas de textos sobre o impacto da TI na economia, sociedade e pessoas. É autor do livro “Novos negócios de crescimento empreendedor no Brasil”, Casa da Palavra 2013.

No cenário industrial, Silvio Meira foi um dos criadores do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R), onde atuou como Cientista Chefe, e do Porto Digital, onde atua como Presidente do Conselho. Silvio Meira ajudou a criar mais de 30 empresas de base tecnológica e atua como provocador-chefe da ikewai.com, uma das primeiras redes de business designers do Brasil.

Entre as diversas premiações e condecorações, Silvio Meira recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico (1996) e a Comenda da Ordem do Rio Branco (2002).

 

UFBA