UFOB divulga nova nota sobre suspensão das atividades acadêmicas

O quadro de pandemia de coronavírus tem aumentado a preocupação da sociedade com a saúde pública. Nosso Grupo de Trabalho, instituído por meio da Portaria 68/2020, já encaminhou medidas que orientam algumas decisões relativas às atividades acadêmicas.

Cada um de nós é convocado a assumir um compromisso social que envolve a responsabilidade coletiva, pautada na capacidade de compreender a gravidade da situação, que exige tomadas de decisão rápidas e responsáveis. A saúde de cada pessoa, quer membro de nossa comunidade universitária ou da sociedade em geral, está acima de qualquer ação individual.

Nessa perspectiva, precisamos compreender as variáveis que envolvem os procedimentos relacionados ao afastamento social em nossa comunidade acadêmica. O que está em jogo é a preservação de vidas. A suspensão das atividades presenciais é fator de extrema urgência e necessidade.

Confiante de que o Conselho Universitário compreenderá a decisão da Reitoria e ciente de que poderemos pautar nosso debate de maneira calma e solidária, decido pela suspensão das aulas dos cursos de graduação e pós-graduação até que o Consuni, que se reunirá nesta quarta-feira (18), delibere sobre os encaminhamentos institucionais.

Por fim, recomendo que os membros da comunidade acadêmica evitem o deslocamento para suas cidades de origem.

Saudações Universitárias,

Reitor Jacques Antonio de Miranda