UFRB anuncia mudança para a Fase 5 e retomada de atividades acadêmicas presenciais

O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), reunido nesta terça-feira (14), deliberou sobre a mudança para a Fase 5 (Retorno das atividades acadêmicas presenciais), de acordo com as Diretrizes Institucionais de Medidas de Biossegurança de Enfrentamento à COVID-19.

A professora Paloma Pinho, integrante do Comitê de Acompanhamento e Enfrentamento a COVID-19 e do grupo de trabalho “Indicadores de Saúde: Evolução da Pandemia”, apresentou os dados atualizados de incidência, mortalidade, letalidade, ocupação de leitos e vacinação da Bahia e dos municípios sede da UFRB. Os dados deram segurança para o GT recomendar a mudança da Fase 4 (Flexibilização e retorno gradual) para a Fase 5 (Retorno das atividades acadêmicas presenciais) para a gestão da Universidade.

Após a discussão dos Conselheiros, foi aprovada pela maioria a mudança para a Fase 5 (Retorno das atividades acadêmicas presenciais), que permite a implementação da Resolução CONAC Nº 040, de 30 de novembro de 2021, que dispõe sobre retomada das atividades acadêmicas presenciais, aprovação e regulamentação do Calendário Acadêmico de ensino para a graduação, nos semestres 2021.2 e 2022.1; da Resolução CONAC Nº 018, de julho de 2021, que dispõe sobre o Calendário Acadêmico de Pós-Graduação 2022 da UFRB; e da Resolução CONAC Nº 036, de 18 de novembro de 2021, que altera o Anexo I da Resolução CONAC Nº 018/2021.

Diretrizes Institucionais de Medidas de Biossegurança de Enfrentamento à COVID-19

Na reunião do CONSUNI também foi apresentada a proposta de atualização das Diretrizes Institucionais de Medidas de Biossegurança de Enfrentamento à COVID-19. A professora Tatiana Velloso, pró-reitora de Extensão e presidente do Grupo de Trabalho, realizou a apresentação da proposta de atualização do documento, considerando o acompanhamento do Grupo de Trabalho Indicadores de Saúde e Evolução da Pandemia. A atualização foi aprovada por ampla maioria dos membros do Conselho.