UFRB sedia encontro internacional em alusão aos 150 anos da AIT

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realiza no dia 30 de outubro, o Encontro Internacional em homenagem aos 150 anos da primeira Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT). O evento acontece no auditório da Fundação Hansen Bahia, em Cachoeira, em paralelo com atividades de outras instituições de ensino do país.

A programação na UFRB começa a partir das 14h, com a exibição e debate dos documentários Surplus, do sueco Erik Gandini, e A Revolta do Buzu, do argentino radicado no Brasil, Carlos Pronzato. O debate será mediado pelo professor do curso de Comunicação da UFRB, Jorge Cardoso Filho.

A abertura oficial do Encontro ocorre às 15h30, com a presença de representantes da Reitoria, do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas e da Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR).

“Os desafios da AIT e da emancipação da classe trabalhadora” é o tema da mesa redonda que dá continuidade à programação do evento. Os palestrantes são Brian Garvey, pesquisador associado da Universidade de Strathclyde, em Glasgow, na Escócia; Michel Ralle, professor do Departamento de Estudos Ibéricos e Latino-Americanos, da Universidade de Sorbonne – Paris IV, na França; e Valério Arcary, professor de História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

A mesa será coordenada pelo professor Bruno Durães, da UFRB e integrante da coordenação nacional do Encontro. O debatedor será o professor Diogo Valença, também da UFRB.

Objetivo

O encontro tem o objetivo de discutir e estimular o conhecimento sobre a importância da AIT e de seu legado, no momento em que se comemora o seu 150º aniversário de fundação. A primeira organização internacional do movimento dos trabalhadores foi fundada em 28 de setembro de 1864, em uma reunião, em Londres.

“Embora essa organização tenha durado apenas 13 anos, tornou-se um símbolo da luta dos trabalhadores e inspirou gerações em todo o mundo. O Encontro pretende pensar as lutas sociais do presente a partir da experiência e acontecimentos do passado, projetando um futuro economicamente menos desigual e mais justo”, diz Durães.

O ciclo de encontros ocorre em diversas universidades brasileiras entre os dias 29 de outubro e 03 de novembro, e é coordenado pelos professores Ricardo Antunes, da Unicamp, e Marcello Musto, da Universidade York, em Toronto, no Canadá. Além da UFRB, o evento será levado às seguintes universidades: USP, Unifesp, UFBA, UFRJ, UFF, UFRGS, UFRN, Unicamp e UFMG. As inscrições para o evento na UFRB são gratuitas e podem ser feitas no site do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas: www.ufrb.edu.br/gepm.

Com informações da UFRB