UFSB, ASSUFBA E SINDIUFSB encerram Mês da Mulher com importante parceria

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) em parceria com a ASSUFBA SINDICATO e o SINDIUFSB encerraram o Mês da Mulher com uma importante ação presencial. No último dia 30 de março, foram realizadas de forma simultânea, nos campi da UFSB e no prédio da Reitoria, rodas de conversa com temas envolvendo a mulher universitária.

Além do posicionamento político em defesa da mulher, as rodas de conversa mostraram também o caminho e alternativas a serem perseguidos em tempos de escassez de recursos e necessidade de se dialogar para além dos muros universitários.

Na reitoria, a Coordenadora da ASSUFBA Maristela Aragão fez a abertura da atividade, falando sobre a importância desse momento e a necessidade de discussão das pautas femininas dentro dos espaços da UFSB. Ela apresentou a convidada, a vereadora da cidade de Itabuna, Wilmaci Oliveira (PCdoB) que trouxe para as mulheres o histórico e experiência de vida pessoal, com muita luta, dificuldades, mas também conquistas, destacando, sobretudo, o enfrentamento feminino nos espaços sociais, políticos e econômicos.

A reitora da UFSB, Profª. Dr. Joana Angelica também participou da roda de conversa e fez uma análise da participação da mulher na sociedade brasileira, enfatizando as lutas históricas por reconhecimento e disputa dos espaços decisórios, principalmente quando se trata de mulheres negras. A reitora falou um pouco também da sua trajetória de vida e das dificuldades enfrentadas ao longo do percurso acadêmico e das escolhas que precisaram ser feitas.

A representante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Itabuna – CONSEMDAMI, a Sra. Célia Evangelista, também participou do encontro, abordando a luta histórica da mulher na sociedade itabunense na ocupação dos diversos espaços, destacando e enfatizando que a luta é diária e contínua.

No campus Sosígenes Costa, a convidada foi a Advogada Ana Selma de Aragão Bastos, que tratou da violência doméstica e a aplicação da Lei Maria da Penha. No início da sua fala, trouxe um panorama de várias leis que amparam as mulheres de diversas formas. Logo após, abordou a Lei Maria da Penha esclarecendo para o público as diferentes agressões que as mulheres podem sofrer exemplificando de várias formas, para que as presentes conseguissem identificar esses sinais no dia a dia.

A Dra. explicou também como recorrer à justiça e qual é a estrutura que o governo tem para que a mulher não fique desamparada. As servidoras se sentiram contempladas e puderam tirar diversas dúvidas com a convidada, inclusive, pediram mais palestras com essa abordagem.

No campus Paulo Freire, a temática em discussão foi “Feminismos e o combate às violências contra as mulheres”, com a profª da UFSB, Lilian Lima. De acordo com Arlete, servidora lotada no campus, a roda de conversa foi muito fluida, todas as mulheres presentes sentiram a liberdade de expressar uma opinião, houve também relatos pessoais de violência. Um diferencial foi a ida de uma amiga da professora Lilian, do Coletivo das Mulheres, o que enriqueceu ainda mais o momento.

Em sua fala, Lilian abordou a origem do dia internacional da mulher, como a sociedade vê esse dia e como as mulheres devem enxergar. O assédio, violência contra a mulher, o avanço da legislação, as conquistas femininas até aqui, e a necessidade de envolvimento na causa, também foram pontuados no debate.

Para enaltecer ainda mais a beleza feminina, as servidoras participaram de um sorteio de Análise de Coloração Pessoal, com a consultora Mirelli Ferraz, que consiste em identificar as cores que mais favorecem a beleza natural de cada uma. Um teste importante que permite dar liberdade para que todas possam fazer escolhas mais assertivas e de acordo com seu desejo de imagem.

As organizadoras do evento agradeceram aos parceiros e voluntários que possibilitaram a realização das rodas e também às participantes que abrilhantaram o encontro com suas falas. Foi reafirmado ainda o compromisso da ASSUFBA Sindicato em discutir, propor e implementar ações que possam contribuir e melhorar a vida das mulheres no âmbito estadual e nacional. As atividades foram encerradas com um delicioso coffee-break.