UFV – Hospital de Viçosa é certificado como Hospital de Ensino

Uma portaria interministerial, publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (1º), certificou o Hospital São Sebastião, de Viçosa, em Hospital de Ensino. A certificação é um processo que vem sendo trabalhado desde a criação dos cursos de Medicina e de Enfermagem e do Programa de Residência Médica da Universidade Federal de Viçosa (UFV) pelo fato de a instituição não dispor de uma rede de serviços próprios. Por isso, todas as atividades de aprendizado prático dos estudantes de graduação e da residência são vinculadas a serviços públicos e filantrópicos de Viçosa e região.

O processo, coordenado pelos ministérios da Saúde e da Educação, tem por objetivo certificar hospitais que realizam, além das tradicionais atividades de atenção à saúde, formação de recursos humanos e pesquisa e desenvolvimento tecnológico para o Sistema Único de Saúde (SUS).

A reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares, acompanhou de perto o andamento do processo de certificação em Brasília. Segundo ela, “essa ação é resultado de muito empenho e também da parceria entre a Universidade e a direção do Hospital São Sebastião, que cumpriu rigorosamente todas as exigências necessárias”. A reitora acrescentou que a medida demonstra a preocupação da UFV com a qualidade não só de seu ensino, mas também da vida da comunidade viçosense e de regiões vizinhas.

Com a certificação, o hospital receberá um aumento de recursos financeiros na contratualização dos procedimentos de média complexidade junto ao Ministério da Saúde, podendo também ter acesso a outras fontes de financiamentos que são específicas para os Hospitais de Ensino.

Segundo o provedor do hospital, Carlos Raimundo Torres Júnior, esse aumento de verba garantirá, dentre outras medidas, maior investimento em compra de equipamentos mais modernos e contratação de profissionais. Ele lembra a importância da parceria com a UFV, por meio da qual, estudantes de Medicina, Enfermagem, Nutrição e Economia Doméstica participam de atividades de residência e estágio.

O chefe do Departamento de Medicina e Enfermagem da UFV, Bruno David Henriques, considera a medida importante para a história da instituição: “Atualmente, temos a convicção de que essa articulação do ensino com o serviço é de grande relevância para a formação de recursos humanos para o SUS e, principalmente, para a melhoria da qualidade da assistência prestada às pessoas que necessitam do cuidado do Hospital São Sebastião”.

 

Fonte: http://www.andifes.org.br