Universidade Federal do Sul da Bahia vai oferecer 9 mil vagas no sul do Estado

Universidade é instalada; aulas terão início no segundo semestre de 2014. Foto: Manu Dias/Secom

Universidade é instalada; aulas terão início no segundo semestre de 2014. Foto: Manu Dias/Secom

Na sexta-feria (20), foi realizado, com a presença do governador Jaques Wagner, o ato de fundação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), no município de Itabuna, onde vai funcionar a reitoria e o campus Jorge Amado.

Na ocasião, o reitor pró-tempore, Naomar de Almeida Filho, empossou o Conselho Universitário Matriz, que tem como atribuição assistir ao reitor nas etapas iniciais de implantação da instituição e a missão de elaborar o estatuto e o regimento da nova universidade.

A UFSB vai atender a um público de nove mil alunos matriculados por ano, chegando a 18 mil vagas até 2020. A previsão é iniciar atividades docentes no segundo semestre do próximo ano. A plena implantação da nova universidade está prevista para 2020.

Em Itabuna, vão funcionar os Centros de Formação em Ciências, Tecnologias e Inovação, em Comunicação e Artes e o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências. A UFSB terá mais dois campi, instalados no extremo sul. Em Porto Seguro, o campus Sosígenes Costa vai oferecer Centros de Formação em Ciências Humanas e Sociais, em Ciências Ambientais e o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências. Em Teixeira de Freitas, o campus Paulo Freire terá cursos na área da saúde, entre eles, o de medicina, e o instituto de Humanidades, Artes e Ciências. O ingresso nos cursos da instituição se dará por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC).

Presente na solenidade, a deputada Alice Portugal, que foi relatora do projeto que criou a instituição, considera que, entre outras coisas, a instituição vai minimizar o êxodo da juventude por falta de oportunidades na região. “Os jovens da região não precisarão mais se deslocar para Salvador e outros estados em busca da formação universitária. Trata-se, pois , de uma grande vitória da Bahia”. Alice Portugal foi uma das principais articuladoras para a implantação de uma IES federal no Sul da Bahia, projeto em que contou com a parceria decisiva do vice-prefeito de Itabuna, Wenceslau Júnior (PCdoB).

A lei de criação da nova Universidade do Sul da Bahia foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff, em junho deste ano, quando também ocorreu a criação da Universidade Federal do Oeste da Bahia, que está em processo de implantação.

Fonte: Suzana Hamilton/ Ascom Dep. Alice Portugal