URBA debate a cidade contemporânea na Faculdade de Arquitetura

Evento terá coleção diversificada sobre a cidade

O Seminário Urbanismo na Bahia – URBA 13 debate a “Cidade Contemporânea, utopias, distopias e heterotopias”, desta quarta-feira (06/11) até a próxima sexta-feira (08/11) com a presença de expositores oriundos de universidades nacionais e internacionais, na Faculdade de Arquitetura, localizada na Federação.  De acordo com os organizadores, o seminário pretende dar continuidade a uma discussão sistematizada, regular e ampla sobre o urbanismo contemporâneo, entendendo essa área de atuação como  uma das instâncias de constituição do mundo comum, da esfera pública e do espaço público propriamente dito.

Entre os destaques do evento haverá uma mesa redonda que debaterá as possibilidades de crescimento da universidade e suas relações com a cidade – “UFBA e seus campi: possibilidades de expansão”,  às 14h da quarta-feira (06/11).  As demais mesas redondas abordarão os temas: “Cidade, Política e Redes”, “Grandes Investimentos e Transformações Territoriais: Possibilidades e Conflitos”, “Movimentos, Territórios Excêntricos e Conquistas na Cidade” e “Utopias, Contraespaços, Cidades”.

Já as sessões temáticas acontecem das 14h às 18h e trazem autores para discutir sobre as questões “Urbanização em Processo”, “Produção contemporânea do espaço, projetos de urbanismo e a (des)construção do comum” e “Urbanismo e Regulação”. Serão apresentados ao todo 51 trabalhos de pesquisadores de todo o país.

De acordo com Ângela Franco, professora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) e presidente da Comissão Científica do URBA 13, será apresentada, nos três dias de evento, uma coleção diversificada de trabalhos sobre a cidade atual, selecionados e distribuídos nas 15 sessões temáticas que compõem o seminário. “Tais sessões têm como discussões mais recorrentes as que giram em torno das novas formas de mobilização urbana articuladas às redes sociais; da atuação dos agentes do mercado imobiliário, dos instrumentos de regulação urbana e nos novos projetos de reestruturação urbana; e das novas sociabilidades e vivências urbanas articuladas à era informacional”, conta.

A programação do URBA 13 contempla mesas redondas, conferências e sessões temáticas. As conferências acontecem das 18h30 às 19h30  e trazem os professores James Holston, da University of California (UC Berkeley), Adriano Pilatti, da PUC-Rio e Universidade Nômade e Massimo Canevacci, da Università di Roma.  A programação pode ser conferida no blog do URBBA 13 e as atividades das manhãs e das noites serão transmitidas ao vivo através do link  http://aovivo.ufba.br/urbba13.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3283.5902 ou pelo e-mail urbba13@ufba.br.