Vitória dos trabalhadores. Revogada portaria que autoriza a cessão dos servidores da UFBA para Ebserh

 

 

A luta contra a cessão à Ebserh, encampada pela Assufba há mais de três anos, tem uma importante vitória. Após intensa mobilização do Sindicato e da categoria, o reitor da UFBA, João Carlos Salles, revogou a Portaria nº 277, de 26 de dezembro de 2013, que autorizou a cessão dos servidores da Universidade Federal da Bahia à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

img_6056

A notícia foi dada pela Assufba aos técnicos do COM-Hupes, durante concorrida assembleia, na manhã desta segunda-feira (10/10). O coordenador geral da Assufba, Renato Jorge, iniciou a atividade lembrando os esforços empenhados pelo Sindicato para revogar a decisão da Universidade, em 2013. Inclusive, com a realização de assembleias, reuniões, debates, encontros e audiências públicas entre os trabalhadores e a Reitoria. Na greve, em agosto de 2015, com a categoria presente foi entregue ao reitor as pautas, específica e a geral, dos servidores em luta contendo os itens que afirmavam os interesses em defesa dos Hospitais Universitários.

img_6065

E a resposta veio. Renato Jorge comemora a decisão construída com a categoria. “Demos um passo importante. A mobilização foi feita com muito esforço e de forma cuidadosa. Mas, a luta continua”. Agora, o objetivo é buscar a extinção do contrato da Ebserh na UFBA. Para tanto, é preciso o engajamento conjunto.

Os técnicos receberam com muita alegria a notícia. E em cada fala durante a assembleia, era possível perceber a satisfação em saber que a luta valeu a pena.

img_6066

Ao final da assembleia, os servidores se dirigiram à Reitoria para agradecer ao reitor João Carlos Salles pela presteza e iniciativa de diálogo com a categoria. A coordenação da Assufba e os trabalhadores fizeram questão de ressaltar a importância do debate democrático com o Reitorado, sempre solícito a ouvir as demandas dos Técnico-Administrativos em Educação.

O reitor, em mais uma demonstração de que o canal de interlocução com os técnico-administrativos está aberto, agradeceu a iniciativa e lembrou que, ao longo desses anos, a ação permanente do coordenador geral da Assufba, Renato Jorge, que, insistentemente, chamou atenção para a necessidade de resolução da situação. “Hoje, renovamos o sentimento de que somos UFBA, reforçando a nossa relação de pertencimento. Precisamos de ações afirmativas como essa. Afinal, o cenário nacional é preocupante. Lutamos pela manutenção de uma Universidade pública, gratuita, democrática, inclusiva e de qualidade”, pontuou o reitor.

img_6083

Confira a Portaria nº 135/2016, que revoga a cessão dos trabalhadores regidos pelo Regime Jurídico Único à Ebserh:

 portaria_revogacao

 

“A luta dos trabalhadores não tem fim”.

Karl Marx