Votação da reforma da Previdência é adiada para esta quarta-feira (25/09); oposição busca mudanças

A votação em primeiro turno da reforma da Previdência (PEC 06/19) no Senado, prevista para esta terça-feira (24/09), foi adiada para esta quarta-feira (25/09).

Com a mudança na data de votação da PEC 06/19, a oposição no Senado busca alterar pontos primordiais do texto, como, por exemplo, o abono salarial. Hoje, quem ganha até dois salários mínimos possui direito ao benefício, se inalterado, o texto aprovado pela Câmara dos Deputados indica redução no valor para R$ 1.364,43.

Outro ponto a ser discutido pelos senadores são as regras para aposentadorias especiais para trabalhadores em condições insalubres. O texto modifica a entrada à aposentadoria, retirando o acesso a partir das condições insalubres e coloca uma idade mínima independentemente da área de risco.

O relator da PEC, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), divulgou o relatório sobre as emendas apresentadas no plenário do Senado, acatando apenas uma das 77 emendas, na última quinta-feira (19/09). A previsão para votação em segundo turno da reforma da Previdência é para o dia 10 de outubro.

 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil