1ª Caminhada da Saúde promovida pela ASSUFBA é um sucesso

Caminhada 05

Cardiologista alerta sobre os riscos da hipertensão arterial. Foto: Foco Filmes/Eduardo Paranhos

Caminhada 01

Servidores durante caminhada. Foto: Foco Filme/Eduardo Paranhos

A 1ª Caminhada da Saúde da ASSUFBA, organizada pela coordenação de Esporte e Cultura, reuniu cerca de 100 pessoas na manhã deste sábado (11). Associados à entidade e seus familiares participaram de palestras sobre hipertensão, qualidade de vida e nutrição, logo após fizeram alongamentos e saíram em caminhada que teve como ponto de partida a Faculdade de Arquitetura da UFBA, seguindo até o CEFE – Centro de Educação Física e Esporte em Ondina.

“Esse evento é muito admirável, pois ajuda a trazer à consciência das pessoas a importância da qualidade de vida. Muitos só se importam com isso quando chegam a uma idade avançada, mas para ter saúde nessa época é preciso se cuidar desde cedo. Com isso viverá muito e com saúde”, afirmou a palestrante nutricionista Diva Eleonora Lima.

O médico cardiologista, Dr. Paulo Rocha esclareceu os participantes a respeito dos perigos da hipertensão. “Os riscos da hipertensão arterial são muitos e o grande problema é que apenas 66% dos que sofrem desse mal sabem da doença. Os sintomas (dor de cabeça e no peito, visão turva, falta de ar e tontura), podem ajudar a descobrir a doença. O tratamento e a mudança de hábitos alimentares são o melhor remédio”, explicou.

Caminhada 04

Fisioterapeuta orienta servidores durante alongamento. Foto: Foco Filmes/Eduardo Paranhos.

Após as palestras os servidores foram para o pátio da Universidade seguindo orientações do fisioterapeuta Davi Valois Cardoso que comandou um animado alongamento. “Mesmo antes de uma atividade leve, que é o caso da caminhada, é essencial alongar para evitar principalmente as câimbras. Por meio dessas ações o corpo ganhará flexibilidade e força nos movimentos. Sem falar nas articulações, que ficam mais lubrificadas”, disse o fisioterapeuta.

Os servidores muito animados, apesar do frio e da chuva fina que caia, caminharam até o CEFE com passos e espíritos acalorados. A servidora Marinalva Santana,  lotada na MCO (Maternidade Climério de Oliveira), aproveitou cada instante. “A atividade está excelente e muito proveitosa, valeu ter saído da cama nesta manhã chuvosa”, falou entusiasmada.

Atividades ora realizadas antes e depois da caminhada. Foto: Foco Filmes/Eduardo Paranhos.Para a coordenação organizadora do evento, esse é o primeiro passo de uma longa caminhada em favor da qualidade de vida dos servidores. “É muito importante essa iniciativa, porque muitas vezes não damos seriedade a prática de atividade física e a caminhada serviu de alerta para o pessoal dar mais valor a saúde”, disse Mario Sérgio Nascimento. Já José Gomes “É preciso alertar a população para a prática de atividade física e de hábitos saudáveis e foi o que conseguimos nessa manhã”, afirmou.

As atividades findaram-se no Centro de Esportes da UFBA com mais uma série de alongamentos seguida de um animado café nutritivo com muitas frutas e sucos diversos onde os participantes puderam se confraternizar e recarregar as energias após o esforço físico.

 

Servidores mostram disposição durante atividades. Foto: Foco Filmes/Eduardo Paranhos

Servidores mostram disposição durante atividades. Foto: Foco Filmes/Eduardo Paranhos

Fonte: ASCOM ASSUFBA Sindicato