Plenária leva nome de militantes da base

A Plenária Nacional da Fasubra, marcada para os dias 10 e 11 de maio, foi aberta oficialmente na manhã do dia 10 de maio, no auditório do Rio’s Presidente Hotel, Centro do Rio de Janeiro. Com a participação de 93 delegados representando 23 sindicatos da base da Federação. Em pauta a luta contra a Ebserh, redução da jornada de trabalho e PLP 92/2007 (Fundação Estatal de Direito Privado).

PLENARIA10MAIO20134Na abertura da plenária houve um minuto de silêncio pela perda de três militantes do movimento, os técnico-administrativos Vicente de Paula, da UFRJ e Glauce Oliveira, da UFPE, e o professor Edmundo Dias, da Unicamp e um dos fundadores do STU. Neste dia, a plenária passou a se chamar Plenária Nacional Vicente de Paula e Glauce Oliveira para homenagear os companheiros de luta.

Pela manhã foram dados os informes da direção nacional e os de base. Foi explicado pela direção o motivo de realizar a plenária no Rio de Janeiro em virtude da conjuntura sobre a Ebserh e o convite feito pela diretoria do Sintufrj. Na avaliação da direção, a ação no Rio foi vitoriosa e a decisão de mudar a plenária foi correta, pois não houve votação pela adesão da empresa nos conselhos universitários da UFRJ e da Unirio.

A direção informou sobre a perseguição de companheiros do movimento, a agenda de novas reuniões com o MEC, encontros regionais, organização da jornada de lutas, indicando 15 de maio como dia nacional de luta nas universidades contra o PLP 92/2007, lembrando que esta data foi acordado com o conjunto dos trabalhadores do funcionalismo público federal, na ultima reunia do Fórum Nacional de Entidade do Funcionalismo Público Federal e na semana de 20 a 24, continuidade da jornada tendo como eixos democratização nas universidades, Turnos Contínuos (jornada de 30h) e contra a Ebserh.

As greves nas universidades federais do Espírito Santo e Rural do Rio de Janeiro foram relatadas pela direção e os delegados dos respectivos sindicatos. Os companheiros do Espírito Santo iniciaram uma greve dia 6 de maio por causa da Ebserh, foram colocados em disponibilidade mais de 100 trabalhadores regidos pelo RJU. Os trabalhados da UFRRJ iniciaram a greve no dia 7 de maio contra a retirada da insalubridade.

PLENARIA10MAIO20131Os informes da base ocuparam toda a manhã, para subsidiar o debate da conjuntura na parte da tarde os delegados fizeram o panorama da situação das lutas em cada universidade – principalmente sobre a redução da jornada de trabalho para 30h nas universidades, Ebserh, PLP 92/2007 – além de suas lutas específicas, e assim poder organizar melhor a luta dos trabalhadores nacionalmente. Por isso mesmo, solicitou que as entidades respondessem a duas perguntas, para fazer um balanço, uma sobre a luta pela Ebserh e a outra sobre a luta pela redução da jornada de trabalho para 30h .

No primeiro dia de plenária a parte da tarde foi reservada para iniciar o debate de conjuntura que continua na manhã seguinte, 11/05, quando serão feitos os encaminhamentos das lutas da categoria para as próximas etapas das nossas lutas.

Fonte: ASCOM FASUBRA