2 de fevereiro de conquistas: ALBA aprova Lei que institui a Campanha de Empoderamento das mulheres e enfrentamento ao machismo nas escolas

Na data em que se comemora o dia de Iemanjá, rainha do mar, a Assembleia Legislativa da Bahia divulgou no Diário Oficial desta quarta-feira (02/02) a aprovação da Lei 14.452 que Institui a Campanha de Empoderamento das Mulheres e Enfrentamento ao Machismo na rede pública de Ensino do Estado da Bahia.

A lei tem como objetivo orientar e conscientizar os alunos acerca dos direitos das mulheres, assim como fomentar o combate ao machismo. As escolas terão que aprovar um plano anual de ações, incluindo a realização de uma semana onde será feita uma campanha contra a desigualdade de gênero com vistas à valorização das mulheres.

Iemanjá e a Bahia agradecem

E por falar em empoderamento, a Bahia celebra hoje a maior divindade feminina, que representa o útero universal, a fertilidade feminina, que protege os mares, os pescadores, os profissionais do mar e a continuidade da vida. Muito vaidosa, Iemanjá é um símbolo de empoderamento para as mulheres.

Pelo segundo ano consecutivo, por causa do Covid-19, não teremos os tradicionais festejos no Rio Vermelho, onde são oferecidos a Iemanjá presentes e flores, mas, a Rainha do mar certamente está em festa, por essa simbólica conquista, um salto à valorização das mulheres e no lugar que tem que ser ensinado por direito: nas escolas.