Plenária reforça possibilidade de greve geral em março, pelo reajuste dos servidores

Uma greve geral pelo reajuste emergencial pode acontecer no mês de março. Esta foi uma das resoluções da “Plenária Nacional dos Servidores e Servidoras Federais”, realizada na quinta-feira (27/01), com entidades do FONASEFE, Fonacate e das Centrais Sindicais.

A  previsão é de que a paralisação aconteça a partir do dia 9 de março. A campanha salarial conjunta dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público iniciou no último dia 18/01. Foram realizados atos e protocolado, no Ministério da Economia, ofício com a reivindicação de recomposição salarial mínima de 19.99% (índice correspondente a inflação dos três anos do governo Bolsonaro).

A plenária também detalhou o calendário de ações definido e o próximo ato será no dia 02/02 (quarta-feira). Neste dia, além dos atos em Brasília, estão previstas atividades simbólicas, com faixaços por todo o país nos órgãos e prédios públicos, com o tema “Reposição emergencial para todos e todas: 19,99% já!”.

De 14 a 25 de fevereiro, as entidades promovem a Jornada de Lutas preparativa para a greve unificada, com o seguinte eixo: reajuste emergencial do período Bolsonaro de 19,99%, com as perdas salariais do período dos governos FHC, Lula, Dilma e Temer que somam mais 30%.