Reunião no HUPES discute EBSERH Empresa criada para gerir hospitais universitários é um dos pontos da Greve da categoria

26/06/12 – Na manhã desta terça (26), servidores do Hospital das Clínicas (COM-HUPES) e da Maternidade Climério de Oliveira (MCO) participaram de uma reunião no Anfiteatro do HUPES, para debater efeitos da possível adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Mais uma vez, a coordenação da ASSUFBA tirou dúvidas dos trabalhadores da unidade e salientou que a Ebserh é uma afronta ao caráter público dos hospitais universitários e um desrespeito à autonomia universitária.

Adesão à EBSERH preocupa servidores do Hospital das Clínicas

Para a coordenadora de Comunicação da ASSUFBA, Cássia Maciel, é importante não perder de vista a missão dos hospitais universitários. “A EBSERH representa a privatização de um importante patrimônio dos brasileiros, responsável pela assistência à saúde de grande parcela da população, principalmente os mais necessitados, já que os HU´s realizam atendimentos de alta complexidade, pesquisa de ponta, e formação de profissionais na área de saúde”, defendeu a dirigente.

Os trabalhadores estão apreensivos com a possibilidade de contrato entre a UFBA e a EBSERH, e já questionam sobre os prazos. De acordo com a professora da Escola de Enfermagem da UFBA, Cristiane, não há uma data definida para a assinatura do contrato. “Caso o Conselho Universitário recuse, temos que nos perguntar sobre qual modelo de gestão adotaremos. Porque a UFBA não nos diz isso há 30 anos”.

26/06/12
Ascom ASSUFBA Sindicato