Atividades físicas ajudam na prevenção do câncer. Cuide-se

Passado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado nesta terça-feira (04/02), a ASSUFBA reforça a necessidade de conscientização e prevenção permanentes da doença a partir de métodos que podem ser praticados todos os dias, como caminhada ou esportes. A SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) indica que 20 minutos diários reservados para uma caminhada já são suficientes.

A data foi escolhida em 2008, pela UICC (União Internacional Contra o Câncer), no intuito de intensificar o combate contra a doença. Atividades físicas são mais que essenciais para manter uma boa qualidade de vida, além de ajudar na prevenção de diversos tipos de câncer, como o de mama, cólon e endométrio.

De acordo com a sociedade médica, cerda de 30% a 50% dos casos podem ser evitados a partir da alteração no estilo de vida. Além dos exercícios diários, é importante também preferir o consumo de alimentos naturais, manter a dieta equilibrada, não fumar, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e mais.

Dados da SBOC apresentam que, em 2017, levantamento realizado com 1.500 pessoas de todo país, 50% declarou não praticar atividades físicas.