Abertas as inscrições para o I Festival das Culturas da Unilab

Estão abertas até o dia 15 de abril as inscrições para o I Festival das Culturas da Unilab. Os interessados em participar com números de dança, canto, interpretação, desenvolver oficinas ou apresentar algum projeto de extensão podem enviar suas propostas para o e-mail: festivaldasculturas@unilab.edu.br ou clique aqui para acessar o formulário de inscrição. Uma comissão vai verificar a viabilidade das propostas e incluí-las na programação.

Pensado para a terceira semana de julho de 2016, momento em que se comemora o aniversário da lei da criação da Unilab, e com atividades previstas para os Campi da Bahia e do Ceará, o I Festival deve contar com apresentações artísticas/culturais, tendo como fundo a compreensão acerca dos desafios que dialogam com a vida e as sociedades contemporâneas, principalmente as sociedades pós-coloniais.

Realizado pela Pró-reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), por meio da coordenação de Arte e Cultura, o I Festival das Culturas da UNILAB tem como eixo principal a integração e divulgação das manifestações artísticas e culturais presentes na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Junto a isso procura apresentar as culturas na região do Maciço de Baturité e no Recôncavo Baiano, tendo como parâmetro o modelo de cooperação Sul-Sul que sustenta a ideia da própria universidade.

“Queremos construir um momento coletivo e partilhado para a difusão das artes e culturas dos países membros do projeto Unilab, envolvendo a universidade e as cidades que a abrigam”, defende Nixon Araújo, integrante da Proex.

Desta forma, as ideias que guiam o planejamento do I Festival das Culturas da Unilab são integração, cooperação, diversidade e criatividade.

“A intenção é de que a programação seja composta por ações de artistas/pesquisadores/grupos locais, nacionais e internacionais, além da ampla e democrática participação da comunidade acadêmica e dos projetos desenvolvidos por professores, servidores, alunos e pela comunidade das cidades do Maciço do Baturité e do Recôncavo Baiano”, conclui Araújo.

Fonte: Unilab