AGORA É GREVE! TÉCNICO(A)-ADMINISTRATIVOS(AS) DA UFBA DECIDEM PELA GREVE GERAL A PARTIR DO DIA 11 DE MARÇO

Com o auditório lotado, a Coordenação da ASSUFBA realizou nesta quinta-feira (29/02) a Assembleia Geral da UFBA, onde avaliou o indicativo de greve a partir dos informes da última reunião da Mesa Setorial de Negociação do Aprimoramento e Reestruturação da Carreira com o Governo.

Seguindo a orientação da FASUBRA, o coordenador Geral, Renato Jorge, deu os informes da reunião da Mesa Setorial de Negociação do Aprimoramento e Reestruturação da Carreira e avaliou que “ficou claro que o governo não conhece a nossa Carreira e ficou de saia justa em algumas questões”. Ele citou o exemplo do RSC (Reconhecimento de Saberes e Competências), que o governo falou que não cabia aos TAEs, pois não fazem pesquisa e nem extensão.

Na tarde de ontem (28/02) aconteceu a reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente, onde os representantes do FONASEFE participaram e saíram novamente frustrados. O Governo não apresentou nenhuma proposta e informou que aguarda ainda a confirmação da arrecadação extra deste ano para a definição do reajuste para 2024.

Todo o cenário negativo leva a categoria ao indicativo de greve. A coordenação afirmou que para chegar a uma greve forte e unitária é importante que seja feito uma grande mobilização na categoria. Será uma Greve de Ocupação e a orientação é de quem está em Home Office possam se unir ao movimento e vá às ruas nas mobilizações e atos.

A coordenadora Geral do SINASEFE-BA, Marlene Socorro, participou da assembleia e trouxe os informes da sua base. No dia 04 de fevereiro foi aprovado o indicativo de greve na base, a partir do dia 11 de março. Ela informou que todo o movimento que está sendo feito na ASSUFBA, também acontece lá. Esse é mais um aliado da Educação frente a greve que se aproxima.

O momento foi de dialogar sobre os caminhos que precisam ser percorridos até a grave, e se a base está preparada para ela. Com mais de 13 inscritos, os(as) servidores(as) presentes fizeram o uso da palavra e puderam por suas observações pessoais sobre o tema. Muitos relataram como anda o assunto em seus setores de trabalho e qual é o termômetro desse indicativo.

Agora é greve!

Depois das inscrições, a esmagadora maioria aprovou pelo Indicativo de Greve e pelo Fundo de Greve para o dia 11 de março, a partir de agora, a categoria se prepara para a Plenária Excepcional Virtual da FASUBRA, no dia 09 de março, onde os(as) delegados(as) eleitos(as) pelas bases da ASSUFBA levarão as decisões das assembleias.

Por unanimidade, a assembleia aprovou os nomes dos(as) delegados(as) Eliete Gonçalves (coordenadora da pasta de Políticas Sociais e Anti-Racistas) e Francisco Lago. Pela coordenação da ASSUFBA, o nome de Edgar de Jesus (coordenador da pasta de aposentados) foi o indicado.

Para a construção da greve, a ASSUFBA montou um comando de mobilização durante a semana do dia 4 a 8 de março, que posteriormente virará um comando de greve, o que inclui reuniões setoriais nos locais de trabalho na UFBA e mobilizações nas ruas. O Sindicato reafirma que não aceitará sair de 2024 sem uma proposta de reajuste salarial e a reestruturação da Carreira.