Servidores(as) da UFRB aprovam Indicativo de Greve para o dia 11 de março

Com mais de 90 presentes, a ASSUFBA Sindicato realizou nesta quarta-feira (28/02) uma Assembleia Geral Virtual participativa com os(as) Técnico(a)-Administrativos(as) da UFRB. A Assembleia segue a orientação da FASUBRA de colher das bases posição sobre o indicativo de greve, e também a retirada de delegados(as) para a Plenária Excepcional Virtual da FASUBRA. Participaram da mesa os(as) coordenadores(as), Renato Jorge, Edinelvan Lima, Adelmária Ione e Ana Coelho.

Entre os principais temas pautados, a Coordenação da ASSUFBA Sindicato dialogou com a categoria sobre os desdobramentos da última reunião do dia 22 de fevereiro da Mesa Setorial de Negociação do Aprimoramento e Reestruturação da Carreira com o Governo. O coordenador Geral, Edinelvan Lima, salientou que não houve nenhum avanço nas negociações. O governo aparentemente nem sequer leu a proposta da FASUBRA e muito menos demonstrou interesse.

Para contextualizar o cenário atual, o coordenador Geral, Renato Jorge, fez um apanhado de todos os acontecimentos da Campanha Salarial até o indicativo de greve. Desde o começo de 2023, os(as) TAEs tentam negociar com o Governo o reajuste salarial, que teve resposta negativa no final do ano, como também a Reestruturação e Aprimoramento do PCCTAE, que até o momento segue sem nenhuma expectativa além das negociações que não caminham na Mesa Setorial de Negociação.

Mais uma vez, a Coordenação fez um chamamento para a luta, para a mobilização nas ruas, e salientou que além das demandas não atendidas da categoria, as universidades terão que enfrentar agora também os cortes orçamentários.

A Dep. Federal, Alice Portugal (PCdoB-BA), representando a Frente Parlamentar em Defesa da Universidade Pública, informou que a frente fará uma reunião na próxima semana para marcar um coletivo de audiências em apoio às movimentações prol Educação. Alice já manifestou seu apoio publicamente à dignidade salarial e de Carreira dos trabalhadores(as) TAEs das Universidades e Institutos Federais de Ensino do país.

Agora é greve!

Os(as) trabalhadores(as) presentes aprovaram por 89% o Indicativo de Greve e o Fundo de Greve para o dia 11 de março de 2024. Além disso, a Assembleia retirou com 83% dos votos os nomes de Frederico Silveira como delegado da UFRB, e Elielson Aquino, seu suplente.

Na UFRB, as mobilizações que vão anteceder a greve acontecem no dia 04 de março, com uma ação no retorno às aulas, como forma de mobilizar também os estudantes, e no dia 07 de março, na recepção dos(as) novos(as) servidores(as).