Alerta máximo. Maia propõe pacto pela votação da Previdência

Os trabalhadores devem ficar em alerta máximo. Apesar da trégua no andamento da reforma da Previdência, o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu um pacto entre os candidatos à Presidência da República pela votação da medida após o término das eleições.

Rodrigo Maia considera o compromisso uma importante sinalização para o mercado, além de ajudar o país a atravessar a atual e difícil conjuntura. O presidente da Câmara acredita haver consenso entre os principais candidatos para votar dois pontos da reforma: a unificação dos regimes para servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada e a fixação de uma idade mínima para aposentadoria, com uma transição menor do que a de 20 anos aprovada na comissão especial da Casa.

A reforma da Previdência é mais uma parte do projeto neoliberal imposto pelo governo Temer. Na prática, beneficia apenas o grande capital e tem grande impacto negativo na vida dos trabalhadores. A medida estabelece, entre outras coisas, idade mínima para aposentadoria de homens (65 anos) e mulheres (62 anos). O tempo mínimo de contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) seria de 15 anos.