Aposentado na Luta – Dr. Almiro Sacramento Filho

Aposentado há cinco meses, o cirurgião dentista e servidor da UFBA, Dr. Almiro Sacramento Filho, agradece a Assufba Sindicato por mais essa conquista. Segundo ele, se não fosse a atuação da Assufba no processo de aposentadoria, ele não teria a “dádiva” de se aposentar aos 52 anos de idade. “A Assufba e a Fasubra impetraram um mandato, em 2012, para contar os nove anos de insalubridade que eu tinha o que me possibilitou a aposentadoria por tempo de serviço”, explica Sacramento.

Aposentado, mas sempre ativo. Foto: Foco Filmes / Américo Barros

Aposentado, mas sempre ativo. Foto: Foco Filmes / Américo Barros

Formado pela Ufba em 1985, o dentista tem 30 anos de profissão, e,  ainda como estudante foi aprovado no concurso da Universidade. Depois de formado, foi convocado para trabalhar na Marinha, onde passou um curto período, retornando em seguida para a Ufba. Na Universidade atendia a professores (e seus dependentes), assim como a toda comunidade universitária. Nos anos precursores à aposentadoria, atuou como professor/orientador por um “bom tempo”.

Vindo de uma família onde o patriarca era servidor da Ufba, Sacramento conta que no início  rejeitou a ideia de também ser um servidor. Porém, hoje afirma ter sido a melhor escolha da  sua vida . “Ser um servidor nos diferencia das outras áreas do mercado, pois a categoria nos proporciona um grande aprendizado. Temos a oportunidade de trocar conhecimento com pessoas de diferentes áreas de atuação e isso é fundamental para o crescimento pessoal de qualquer indivíduo. Me apaixonei pela área”, acrescenta.

Quando questionado em relação ao motivo pelo qual o fez sindicalizar-se à Assufba, Almiro relatou que se aliou ao sindicato por uma questão de identidade. Atraído pelo discurso da deputada federal, Alice Portugal que na época era a atual Coordenadora Geral da Assufba, ele ratifica que sempre gostou dos ideais esquerdistas e “a ideologia política do sindicato se encaixa perfeitamente com meus princípios. Sempre lutei e mesmo aposentado vou continuar lutando junto à Assufba”, pontua.

Fonte: Ascom Assufba