Aposentados da UFBA se reúnem em Assembleia muito participativa

Foto: Foco Filmes / Eduardo Paranhos

Foto: Foco Filmes / Eduardo Paranhos

A Assufba Sindicato realizou no dia 21/11, a Assembleia de Aposentados da UFBA, no auditório da Escola Politécnica da UFBA. A pauta central da Assembleia foi a retirada dos delegados para o IX Conassufba que acontecerá nos dias 12 e 13 de dezembro. Foram discutidos diversos temas de interesse dos aposentados, entre ele: o processo da Hora Extra Incorporada, processo dos 28,86%, processo dos 3,17% e compra da sede administrativa da Assufba.

Os trabalhos foram abertos pelo coordenador Geral, da Assufba, Renato Jorge Pinto, que fez um histórico das lutas travadas nos 33 anos da Assufba Sindicato e falou da importância da participação dos aposentados na expansão universitária. “Uma nova conquista que em breve estaremos celebrando é a compra da nossa sede e já estamos trabalhando para que isso aconteça”, disse Renato Jorge. O aposentado Eduardo Lopes, lotado no Hupes, foi eleito por unanimidade para fazer parte da comissão da compra da sede e disse que “mais uma vez a Assufba mostra a transparência da sua gestão ao formar um grupo de servidores para junto com a coordenação desenvolver estratégias para compra da sede”.

_MG_4350-001

Foto: Foco Filmes / Eduardo Paranhos

A deputada federal pelo PCdoB-BA, Alice Portugal, falou sobre a Reforma da Previdência e disse ter votado contra no Congresso Nacional. “Houve um grande prejuízo para os aposentados e pensionistas. Essa reforma faz com que os servidores aposentados paguem duas vezes por um só direito. Isso é uma profunda injustiça e um grave equívoco por parte do governo”, destacou Alice.

Foto: Foco Filmes / Eduardo Paranhos

Foto: Foco Filmes / Eduardo Paranhos

Também presente na Assembleia, a coordenadora geral, Nadja Rabelo, afastada temporariamente para acompanhamento médico. A coordenadora lembrou que no dia 01 de dezembro a Assufba fará 33 anos. Ela parabenizou o Sindicato e disse que “a Assufba sempre foi um sindicato que luta em defesa do servidor. Atuante numa trajetória voltada para a defesa de conquistas para o servidor”.

Foto: Foco Filmes / Eduardo Paranhos

Foto: Foco Filmes / Eduardo Paranhos

Assuntos Jurídicos

O coordenador Geral explicou aos aposentados que processo dos 3,17% está em fase de execução. “Pessoas com idade acima de 60 anos terão prioridade no processo, e através da empresa contratada conseguimos acelerar esses processos que já estão prontos”, disse. O coordenador Jurídico, Paulo Cezar Vaz, deu mais um esclarecimento, “A vantagem que vocês terão é que nesse valor não incidirá desconto de INSS”, disse.

 Sobre o processo dos 28,86%, o sindicato irá participar de audiência de conciliação com a AGU e a proposta da Assufba é que seja aceita a proposta sugerida por eles e depois, caso não satisfaça as expectativas do sindicato, recorrerão. Quanto a Hora Extra Incorporada os servidores foram informados que também está em fase de execução, e foram tranquilizados quanto ao aviso através de carta que alguns servidores estão recebendo, informando do corte da hora extra, “eu os tranquilizo, isso não vai acontecer”, disse Renato Jorge.

Fonte: Ascom Assufba Sindicato