SAJU comemora cinquenta anos com semana de atividades

SeSAJUO cinquentenário da atuação do Serviço de Apoio Jurídico (SAJU), projeto de extensão da Faculdade de Direito da UFBA, acontecerá em meio a uma semana repleta de atividades – a “VII Semana do SAJU – A  Prática Concreta da Utopia”, que será realizada durante os próximos dias 3 a 6 de dezembro.  Os eixos temáticos escolhidos apresentam debates atuais e relevantes que nem sempre figuram nos congressos e simpósios do meio jurídico, mas provocam questionamento e inquietação dentro da Faculdade de Direito e serão expostos por diversospalestrantes e facilitadores, em mesas redondas, palestras, oficinas, filmes e intervenções artísticas.

programação da VII SeSAJU tem como objetivo abordar a atuação do SAJU e a concepção de Direito construída por meio da atuação da instituição, focando temas como os desafios da assistência jurídica popular;  Direito à terra e questão agrária; Direito à cidade e questão urbana;  Direito, gênero e sexualidade; nova concepção do Direito; por um direito sócio-referenciado e de transformação social e pelo direito de resistir e se insurgir.

O SAJU

O Serviço de Atendimento Jurídico da Faculdade de Direito da UFBA é um projeto de extensão que foi instituído no ano de 1963.  Além de beneficiar uma parcela desfavorecida da população com assistência e assessoria jurídica popular, a prática da extensão jurídica propicia ao estudante – tanto aqueles da graduação em Direito quanto os oriundos do B.I. em Humanidades – uma formação diferenciada daquela possibilitada na sala de aula.

O SAJU é, atualmente, um protagonista consolidado nesse cenário de integração entre Universidade e sociedade, trazendo impactos significativos nesses dois espaços entre os quais transita.  Frequentemente promove debates e possui estrutura horizontal e democrática que permite a participação coletiva de todos os “sajuanos”.

Os interessados podem inscrever-se em www.semanadosaju.ufba.br e tirar dúvidas pelo e-mail sajubahia@gmail.com.

 

Programação

  Terça, 03/12 Quarta, 04/12 Quinta, 05/12 Sexta, 06/12
Manhã Mesa: educação popular – empoderamento do conhecimento pelo assistido e a humanização do operador do Direito Mesa: Direito como reflexo das conformações sociais que minimizam a mulher Mesa: Comunidades tradicionais: indígenas e quilombolas em conflito com o Estado
Tarde Credenciamento dos participantes Oficina: “Minha Casa, Minha Vida” e o direito à moradia

 

Oficina: Mobilidade urbana e a viabilidade da tarifa zero

Oficina: teoria queer e a desconstrução do gênero

 

Exibição de filme: “Poliamor” e bate-papo sobre poliamorismo e relações livres.

Oficina: Mapa fundiário da Bahia

 

Oficina: Conflitos armados e luta pela terra

         
Noite Palestra de Abertura: “Por um direito sócio referenciado e de transformação social” Mesa: FIFA e a “cidade de exceção” Oficina: direitos civis dos transgêneros

 

Palestra de encerramento: “Pelo direito de resistir e se insurgir”

 

Atividade cultural

 

Fonte: www.ufba.br