Aposentados fazem grande ato em Salvador no Dia Nacional do Aposentado

Um grande ato marcou o Dia Nacional do Aposentado em Salvador. Os servidores técnico-administrativos aposentados da Universidade Federal da Bahia, convocados pela ASSUFBA Sindicato fizeram um dia de luta na data. Eles iniciaram com uma concentração na Reitoria da UFBA, às 08 da manhã, lotando o saguão da entidade de ensino, onde participaram de um café da manhã oferecido pela entidade.

Foto:Américo B. Barros

De lá, com camisa branca estampando a mensagem que não tinham nada a comemorar no dia 24 de janeiro, dia do aposentado, o segmento ocupou as ruas do bairro do Canela com destino ao centro de Salvador.Faixas e cartazes demonstraram à população a situação dos servidores aposentados da UFBA, que lutam pela reposição salarial desde 2005, quando não foram contemplados no Plano de Cargos e Salários da Universidade.

O ato convocando pela ASSUFBA Sindicato ao segmento de aposentados da Universidade se incorporou a outro protesto que ocupou as ruas do centro – o dos aposentados de diversos setores – promovido pela Federação das Associações de Aposentados, Pensionistas e Idosos da Bahia (Feasapeb), em conjunto com suas entidades filiadas, sindicatos parceiros e entidades apoiadoras, que fez seu ato público em repúdio ao reajuste de 6,08% dado aos aposentados que ganham acima do salário mínimo e que ficou abaixo do índice da inflação, de cerca de 14%.

Foto: Américo Barros

Os aposentados da universidade e demais entidades se uniram nos Aflitos, numa manifestação única, tomando as ruas do centro de salvador com carros de som e muita energia. Eles ocuparam a Avenida Sete, com destino a Praça da Piedade. Durante a passeata muitas palavras de ordem e até um jingle foi criado com a música de Michel Teló, ironizando que o beneficio do segmento vai acabar matando eles antes da hora.

Injusto

“É injusto e lamentável o tratamento que temos recebido nesse país. Os nossos benefícios só fazem despencar a cada ano”, ressalta Marise Sansão, presidente da FEASAPEB.

Foto: Eduardo Parnhos

“ A hora é de muita luta e indignação. Reposição já”, afirma o coordenador de Aposentados da ASSUFBA Sindicato, Edgar de Jesus.

“O perfil do aposentado mudou no nosso país. Hoje, ele ajuda na economia de casa, sustenta filhos e netos. Então, não podemos conceber esse reajuste para o segmento”, destaca o coordenador geral da ASSUFBA Sindicato, Renato Jorge Pinto.

Foto: Américo Barros

Uma das defensoras dos aposentados no Congresso Nacional e presente na manifestação, a deputada federal pelo PC do B, Alice Portugal, reiterou que essa é uma luta de todos porque um dia serão também aposentados. “O aposentado não é um inativo, nem descartável, continua cidadão porque contribuiu muito por este país. Tem que ser visto de outra maneira”.

“Mostramos com esse ato conjunto que estamos sempre na defesa de nossa categoria, lutando por seus direitos e conquistas”, ressaltou Renato Jorge Pinto durante a concentração na Praça da Piedade, onde o protesto foi encerrado por volta de 12h.

25/01/2012

Ascom ASSUFBA Sindicato .