Aposentados são homenageados em assembleia festiva promovida pela Assufba

Valorizar aqueles que construíram a Universidade Federal da Bahia e representam a história da Assufba. Com esse intuito, foi realizada uma assembleia festiva em homenagem ao Dia Nacional dos Aposentados, a ser comemorado em 24 de janeiro.

O encontro aconteceu na quinta-feira (21/01), no auditório Leopoldo Amaral da Escola Politécnica, Federação. Durante a abertura da atividade, o coordenador Geral da Assufba, Renato Jorge, afirmou que nos 35 anos desde a fundação do sindicato, o principal legado obtido é a unidade da categoria. “E vocês, aposentados, são os grandes responsáveis por isso”.

Renato fez questão de lembrar que a categoria dos técnico-administrativos das universidades federais é o único grupo do funcionalismo em que existe paridade salarial entre ativos e aposentados. “Temos muito orgulho disso. Em nossas lutas, os aposentados estão sempre presente e jamais permitiremos que existam diferenças salariais entre nós”, declarou.

Coordenadora de Aposentados da Assufba, Dolores Brito disse que é importante que os aposentados não se afastem do sindicato. “Temos muito o que comemorar. Sabemos dos avanços que alcançamos ao longo dos anos. Como éramos vistos antes e o que representamos hoje”, afirmou.

Já para Edgar de Jesus, também coordenador de Aposentados, os presentes na assembleia são “os construtores de tudo o que a Assufba representa hoje. Quero parabenizar todos vocês. Esse sindicato é nosso e fico feliz em saber que a primeira assembleia deste ano é para nos homenagear”.

IMG_3572

Saúde do Trabalhador

De acordo com Renato Jorge, em audiência realizada com a Superintendência do COM-Hupes, a Assufba levantou a questão de que até o trabalhador da unidade hospitalar tem dificuldade em conseguir atendimento lá.

“O superintendente reconheceu esse problema. Todos nós sabemos que com a chegada da Ebserh muita coisa mudou, mas isso é inadmissível. Além disso, outra questão que deverá ser amplamente discutida é o Serviço Médico. Inclusive, esse é um dos pontos colocados pela Assufba para ser tratado no Congresso da UFBA”, aponta Renato.

Informes Nacionais

Paulo Vaz, coordenador da Fasubra e de Assuntos Jurídicos da Assufba apresentou os últimos acontecimentos nacionais relacionados à categoria. Segundo ele, a assembleia foi marcada para homenagear os presentes e atualizar sobre a situação dos trabalhadores.

“A paridade entre ativos e aposentados da nossa categoria é única. O governo tenta mexer nisso o tempo todo, mas estamos vigilantes. Ficamos quase 20 anos sem concurso na UFBA e, graças a vocês, a greve que promoveram na época, o governo foi forçado a realizar nova seleção”, lembrou.

O dirigente declarou que, após quase 10 anos do Plano de Carreira dos técnicos, a Fasubra conseguiu uma discussão específica sobre reposicionamento de aposentados. Segundo ele, o tema terá de ser definido até maio de 2016.

Sobre a questão da extinção do Abono de Permanência, apresentada pelo governo federal, Paulo disse que, em 1° de fevereiro, a Assufba estará no Aeroporto de Salvador para entregar um documento aos deputados federais indicando o voto contrário a proposta. Atualmente, mais de 700 técnicos recebem o benefício na UFBA.

Informes Jurídicos

O advogado do sindicato, Hugo Leonardo, esteve presente no encontro e falou um pouco sobre os processos jurídicos movidos pela Assufba em nome dos trabalhadores. Sobre o plano de saúde GEAP, ele informou que o sindicato tem tido resultados positivos individuais e que a Assufba deve entrar com uma ação coletiva.

De acordo com Hugo, o processo dos 28,86% está em Brasília e o sindicato aguarda o retorno do acordo, que já foi assinado na unidade da AGU em Salvador.

Ao final do encontro, os aposentados participaram de um coffee break e receberam uma caneca e um cartão comemorativo, prova do carinho e admiração que o sindicato tem por pessoas que foram e são tão importantes para o fortalecimento da Assufba.