Assembleia da UFSB aprova adesão à greve do dia 18 de agosto

Os Técnico-Administrativos em Educação da UFSB aprovaram a adesão à Greve Nacional contra a Reforma Administrativa e pelo Fora Bolsonaro no dia 18 de agosto. A decisão foi tomada durante Assembleia Geral Virtual, realizada nesta terça-feira (10/08).

O Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, falou sobre os prejuízos da PEC 32. “É a pior proposta de desmonte do Estado brasileiro e terá rebatimento nos estados e municípios”.

Renato Jorge lembrou à categoria que a reforma vai mudar a forma de ingresso no serviço público, sem contar que a carreira será desmontada aos poucos. Vale ressaltar que os servidores estão com salários congelados há muito tempo. É uma PEC perversa que afeta também a população mais carente.

Os técnicos aprovaram também a produção de uma nota, com solicitação de esclarecimento à Reitoria da UFSB, referente ao processo eleitoral que ocorreu no Centro de Formação em Artes de Itabuna, para escolha do Decanato. A eleição aconteceu sem nenhum debate e participação dos servidores dos campi. A ASSUFBA, inclusive, nem sequer foi notificada sobre o pleito.

O Coordenador do Sindicato, Edinelvan Lima, deu os informes locais, como a inauguração da nova sede da UFSB em Itabuna, a necessidade de debate sobre a IN 65, que trata do teletrabalho, e do possível retorno às atividades presenciais, além da ampliação de mais uma vaga da representação dos TAE no CONSUNI. É importante dizer que ainda não é o que a categoria almeja, mas é um avanço.

Regimento
Os servidores aprovaram o adiamento da discussão do ponto de pauta sobre o Regimento da UFSB. A Coordenadora da ASSUFBA Maristela Aragão, informou que será realizada uma assembleia específica para tratar do assunto antes da próxima reunião do CONSUNI, que deve acontecer na semana que vem.