Assembleia Geral aprova retorno às atividades no dia 14/07

A assembleia acatou a posição do Comando Nacional de Greve que definiu pelo retorno as atividades a partir do dia 14 como forma de voltar à mesa de negociação com o governo

08/07/2011- Com grande representatividade da categoria, mais de 300 servidores técnico-administrativos da UFBA lotaram o auditório da Escola Politécnica, nesta sexta (8), no 26º dia de greve. Em assembleia, a categoria votou por ampla maioria pela suspensão da greve a partir do dia 14 de julho, com apenas 12 votos contrários e quatro abstenções, acatando a posição do Comando Nacional de Greve.

Durante a assembleia, a categoria tomou conhecimento do teor da carta assinada pelos Ministérios da Educação e Planejamento, que deixa evidente a disposição do governo de somente negociar após a interrupção do movimento.

Foto: Américo Barros

“Entendemos que é o momento de ponderar estrategicamente. Mas, podemos retornar o movimento a qualquer tempo”, ressaltou Renato Jorge Pinto, coordenador geral da ASSUFBA Sindicato, que explicou a categoria a posição adotada pela FASUBRA Sindical.

Renato Jorge explicou que o governo só irá negociar, ou seja, voltar à mesa de negociação se os servidores técnico-administrativos das Universidades interromperem o movimento. “Sabemos que estamos num momento crítico, porque existe o recesso parlamentar e o fechamento do orçamento até o dia 31 de agosto, mas iremos aguardar o posicionamento do governo, com as propostas que atendam a nossa categoria”, afirmou o coordenador geral.

Presente na Assembleia, o presidente da CTB- BA, Adilson Araújo salientou que em nome da Central trazia solidariedade ao movimento, e que estava contente porque de um modo geral os sindicatos ligados a CTB tem compreendido a importância de empreender suas lutas. “A necessidade da luta no plano efetivo para as conquistas depende de estratégia. Eu penso que nos estamos num momento que exige reflexão e precisamos também enxergar que luta é correlação de forças. Estamos sendo chamados a refletir sobre a estratégia, disputar nossa fatia do “bolo”. Considero que os servidores federais acumularam muita força. Agora, é apostar no caminho de construir uma nova etapa”, enfatizou.

Momento

Para o coordenador de Formação Sindical da ASSUFBA Sindicato, Antônio Bomfim Moreira, este é o momento mais importante para a categoria. “Nossa categoria tem que estar atenta. Vou falar da nossa construção coletiva. È por uma concepção sindical que se acertou. E é isso que tem feito a diferença. É o exemplo do nosso movimento. Nós reagimos e é isso que incomoda. A nossa luta é por dignidade. Nós vamos voltar as atividades no dia 14, mas toda vez que tiver audiência em Brasilia, proponho que ocupemos as reitorias em todo o país”, concluiu.

A categoria vai realizar Assembleia Geral na próxima terça(12), as 09h, na Escola Politécnica da UFBA, e no dia 13, será a vez dos servidores da UFRB, em Cruz das Almas, também às 09h, no Campus da universidade.

ASCOM ASSUFBA Sindicato