Assembleia Geral da UFSB retira delegado(a) que vai à Plenária Nacional da FASUBRA

Os(as) Técnico(a)-Administrativos(as) em Educação da UFSB se reuniram nesta quarta-feira (29/11) em Assembleia Geral Virtual, para eleger o(a) representante da Universidade que vai à Plenária Nacional da Fasubra, nos dias 09 e 10 de dezembro, em Brasília. O nome de Maristela Aragão como titular e Edinelvan Lima como suplente, ambos coordenadores(as) do Sindicato, foram os escolhidos com 93% de aprovação.

Informes Nacionais

Edinelvan Lima, coordenador Geral, abriu os trabalhos pontuando alguns informes nacionais. Na última semana foi reinstalada a Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC), que ficou mais de 7 anos desativada e tem como um dos objetivos atuais recuperar pautas de acordos de greves passadas ainda não cumpridos, atualização dos fazeres com descrição dos cargos, requisitos, classificação, criação, aglutinação e extinção e novas pautas da categoria.

Ele falou também sobre os recursos do Governo, onde se tem pouco dinheiro para muita demanda e existe uma briga no Congresso Nacional para conseguir recursos dentro do orçamento. “Se não nos mobilizarmos, não entraremos sequer no orçamento”, disse o Coordenador. “Passamos 7 anos sem nenhum reajuste salarial, com perdas inflacionárias anualmente. Hoje chega a aproximadamente 53,5% e é justamente essa recomposição salarial que estamos buscando”, finalizou.

O outro coordenador Geral, Renato Jorge falou sobre as Mesas Nacionais de Negociação que estão atualmente discutindo essa proposta de Reajuste Salarial e o Aprimoramento e Reestruturação do PCCTAE. Além da Campanha Salarial para 2024, outro ponto defendido firmemente pela a ASSUFBA é a proposta da equiparação dos auxílios, como o de Alimentação, Creche e Saúde, com os poderes Legislativo e Judiciário.

Uma realidade trazida por ele é que o piso dos(as) TAEs é menor do que o dos(as) trabalhadores(as) do MEC e da Ciência e Tecnologia. Edinelvan alertou sobre as categorias que estão mais articuladas e que têm maior influência, essas, pontuou, passarão na frente. “Precisamos usar os números ao nosso favor, vamos nas redes sociais dos ministros, deputados, dos governantes, para poder reivindicar. Precisamos levar nossa insatisfação ao Governo, seja nas paralisações, manifestações e também nas redes sociais, que é um termômetro do que vem acontecendo”.

Renato pontuou o grande atraso que a categoria vem sofrendo. Outras categorias estão negociando seus acordos, enquanto a FASUBRA passa atualmente por uma briga interna na discussão do Aprimoramento e Reestruturação da Carreira. Forças políticas Cutistas que atuam na Federação, querem rediscutir outra proposta de reestruturação da Carreira, atrasando a possibilidade de um acordo com o Governo para 2024.

Encaminhamentos

A situação é tão grave, que reverberou em um episódio de censura. Três dirigentes foram suspensos pela direção do Sindifes por terem expressado livremente suas posições em relação à discussão de Aprimoramento e Reestruturação da Carreira.

A base da UFSB em votação, reafirmou o desejo pela Manutenção da Proposta de Reestruturação e Aprimoramento do PCCTAE que foi aprovada na última Plenária Nacional da FASUBRA (30/09 e 01 de outubro) de forma democrática.

Os(as) trabalhadores(as) da UFSB aprovaram por 91% a manutenção da proposta. Também foi aprovada a proposta de uma Moção de Solidariedade aos companheiros(as) Jane Manegon, Helena Nara e Herivelton Ferreira, por 78% dos presentes. Todos esses encaminhamentos serão levados à Plenária Nacional da FASUBRA.

Informes Locais

Está acontecendo na UFSB a Iª Semana Baiana da Extensão e Cultura que acontece em conjunto com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Edinelvan deu a informação reforçando a importância de parcerias como essas, um evento com tamanha grandeza que traz visibilidade para a Universidade. A servidora, Luana Rego, fez o convite para que a categoria participe e pontuou o Colóquio de Protagonismo dos Técnicos-Administrativos da Educação, que terá a participação da ASSUFBA na mesa, bem como de diversos outros servidores (as) técnicos das duas instituições, no sentido de expor suas experiências em projetos de extensão e cultura.

Sobre o Programa de Gestão e Desenvolvimento, atualmente o projeto piloto está passando por fase de acompanhamento e avaliação, para apurar os resultados do projeto até aqui e aperfeiçoá-lo. Outra informação importante é sobre a Comissão Permanente de Avaliação (CPA), que em breve fará uma reunião com proposito de apresentar os resultados da avaliação institucional, que envolveu os TAEs, professores e alunos.

Edinelvan informou que existem duas comissões que precisam de indicação de nomes TAEs na UFSB, uma para a Comissão de Ética Estudantil – CODE e a outra para a Comissão Executiva do PDI. Espaços de alta relevância e os quais fortalecem as articulações da categoria e proporcionam um lugar mais apurado de escuta e participação.

A servidora Zenilde informou que o Edital para representação TAE no CONSUNI já foi publicado pela Comissão e fez o convite para quem quiser participar. Ela pontuou que é necessário que os(as) servidores(as) tomem essa responsabilidade para eles(as), caso queiram mudanças, e que tenham espaços de fala. A comissão está à disposição para ajudar no que for necessário.

Edinelvan reforçou que “não podemos deixar por mais tempo essas duas cadeiras vagas. Se a gente quer ser ouvido e mudanças na Universidade, precisamos assumir essa posiçao”.

Ele e Maristela Aragão, coordenadora Regional, se comprometeram em elaborar um texto para encaminhar aos TAE, para saber quem tem disponibilidade para participar das Comissões em questão, com as atribuições de cada uma, na tentativa de incentivar os(as) servidores(as). “Só conseguimos avançar se todos nós estivermos caminhando juntos (..) estamos ficando pra trás, com as coisas sendo deliberadas sem a nossa representação e atuação, peço o apoio de vocês, e vamos trabalhar juntos!”, reforçou Maristela.