Servidores(as) da UFOB elegem delegado que vai à Plenária Nacional da FASUBRA

Reunidos em Assembleia nesta terça-feira (28/11), os(as) Técnico(a)-Administrativos(as) em Educação da UFOB deliberaram sobre o representante que vai à Plenária Nacional da FASUBRA, que acontece nos dias 9 e 10 de dezembro, em Brasília.

Conjuntura Nacional

Renato Jorge, coordenador Geral, iniciou os informes relembrando que a categoria passou 13 anos sem recursos para qualquer reajuste de salário do servidores públicos, até este ano, com o reajuste emergencial de 9% e o aumento no auxílio alimentação de R$ 200, que veio no primeiro semestre, oriundo do recurso de 11 bilhões que Bolsonaro deixou separado para as carreiras policiais.

Na conjuntura atual, a categoria luta nas Mesas Nacionais (e setoriais) de Negociação pela Recomposição Salarial em 2024 para sair do cenário de ter o pior salário do Executivo. “O governo tem postergado as negociações, sem informar quanto vai dar de aumento ou se ao menos terá condições de ter uma correção salarial”, explicou Renato. Neste mesmo cenário, existe uma proposta que está sendo encaminhada como Emenda, para equiparar os auxílios com os dos poderes Judiciário e Legislativo, no valor de R$ 1.194 para alimentação, além do auxílio creche e saúde.

Nas outras duas frentes, alguns avanços foram conquistados, como a mudança do decreto 10.620 que fala sobre a migração dos aposentados para o INSS. Mas o inimigo maior, a PEC 32 da Reforma Administrativa, ainda não foi arquivada. O Governo alega que não tem forças e nem voto para retirar a proposta da PEC.

O coordenador Geral, Edinelvan Lima, informou que na última semana, foi reinstalada a Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC), que ficou mais de 7 anos desativada, e tem como um dos objetivos criar um cronograma para discutir pautas que não foram cumpridas há muitos anos.

Edinelvan mostrou preocupação diante da falta de avanço nas pautas da categoria. ‘O Governo em nenhum momento propôs uma proposta e muito menos respondeu às demandas da categoria (…) reforço que precisamos nos mobilizar cobrando aos deputados, governadores, ministros, porque se não fizermos isso, não teremos um efeito esperado, que é ter um reajuste significativo”, completou.

Reestruturação e Aprimoramento do PCCTAE

Aprovada durante a Plenária Nacional da FASUBRA, realizada nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, a proposta de Reestruturação e Aprimoramento do PCCTAE foi apresentada ao Governo no dia 03 de outubro e protocolada oficialmente no MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) no dia 27 de outubro.

De lá para cá, a categoria vem sofrendo com “uma divisão interna que tem nos levado a um desgaste violento”, onde forças políticas Cutistas querem rediscutir outra proposta de reestruturação da Carreira, explicou Renato.

Na Plenária que aprovou a proposta, Edinelvan relatou que os GTs Carreira locais foram impedidos de apresentar a proposta construída, e que com muito esforço, ela foi apresentada e obteve 75 votos. Renato reformou que “os nossos problemas internos não podem interferir nos interesses da categoria”, em critica as atitudes das forças políticas Cutistas. Além desses impasses, veio à tona uma grave denúncia onde três servidores estão sendo impedidos de exercerem seus direitos políticos na base da FASUBRA.

Preocupados com toda essa situação, a coordenação da ASSUFBA colocou em regime de votação, com 15 votos favoráveis e 2 abstenções, a Manutenção da Proposta que foi aprovada na Plenária Nacional da FASUBRA de forma democrática. Também foi aprovada na Assembleia a proposta de uma Moção de Solidariedade aos companheiros(as) censurados(as) Jane Manegon, Helena Nara e Erivelton Ferreira.

Plenária Nacional da FASUBRA

A categoria elegeu o nome do coordenador, Rony Keito, por 16 votos favoráveis, para representar a UFOB na Plenária Nacional da FASUBRA que acontece nos dias 9 e 10 de dezembro.

Ponto Eletrônico

Rony Keito informou aos presentes sobre alguns relatos que vem recebendo dos servidores que solicitaram o recesso natalino e não compensam as horas e que agora receberam a informação de que essas horas serão descontadas do salário.

O servidor Cailon Franca, gestor na Coordenadoria de Administração de Pessoal, esclareceu o funcionamento do SISREF, com um conjunto de informações e se colocou à disposição para resolver qualquer problema que possa surgir.

A Coordenação sugeriu que seja feita uma lista dos(as) trabalhadores(as) que precisam resolver os problemas com a compensação de horas. E que já possam levar esses relatos diretamente ao Cailon. Ademais, depois de um tempo sem dialogar com a administração, a ASSUFBA vai marcar uma audiência com o Reitor, Prof. Jacques Miranda.