Assembleia Geral na Politécnica avalia Greve

Mais de 200 servidores técnico-administrativos participaram de mais uma Assembleia Geral, na escola Politécnica da UFBA, na manhã desta quinta (11). Na assembleia, o movimento foi avaliado pela categoria e vários informes jurídicos foram encaminhados.

A judicialização da greve foi abordada pelo advogado da ASSUFBA- Sindicato, Dr. Hugo Leonardo que explicou a categoria que a UFBA não foi citada, mas a UFRB foi, e que o processo no Superior Tribunal de Justiça é em cadeia, portanto, ocorrerá em todas as universidades. “Foi fixado o cumprimento da liminar que estipula 50% de pessoal no período da greve, ou seja, O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu uma liminar à Advocacia Geral da União (AGU), determinando que os técnico-administrativos das Universidades Federais voltem ao trabalho com 50% do efetivo”, ressalta o advogado

“  Ao solicitar a liminar no STJ, a AGU argumentou que a greve não pode continuar sem que parte do trabalho administrativo seja garantido dentro das Universidades O descumprimento implicará em multa diária de R$50mil aos sindicatos e a FASUBRA, portanto, iremos acatar a liminar”, argumentou a coordenadora geral da ASSUFBA, Nadja Rabello.

A categoria foi informada também sobre a suspensão do pagamento do Lote Eretuza. Mais uma vez, a coordenação jurídica esclareceu porque houve a suspensão dos pagamentos. “Os alvarás expedidos tiveram que ser devolvidos para novo calculo, mas a expectativa é que os pagamentos sejam iniciados na próxima semana”, afirmou Dr. Hugo Leonardo.

“Todos que estão no lote vão receber seus recursos”, garantiu o coordenador geral da ASSUFBA- Sindicato, Renato Jorge Pinto.

Informes Nacionais

Durante a assembleia foram encaminhados também os informes nacionais do movimento. A mobilização da categoria, com uma caravana a Brasília que levou a Capital Federal 80 servidores, por três dias, foi enfatizada. “O nosso movimento ganhou a mídia nacional. Fomos capa do jornal Correio Brasiliense, e comentados por outros veículos da imprensa. Fizemos a diferença lá, e estamos sem dúvida fazendo história com o nosso aguerrimento naquilo que a gente quer fazer”, enfatizou a coordenadora de Comunicação da ASSUFBA- sindicato, Cássia Virginia Maciel.

Renato Jorge Pinto destacou que a categoria está firme no seu propósito. “Vamos agora fortalecer o piso salarial de três salários mínimos e pelo step de 5%. Acredito que no máximo na próxima semana o Ministério do Planejamento vai receber a FASUBRA, para discutir as nossas reivindicações”, realçou.

Entre os dias 15 e 19 de agosto, os servidores técnico-administrativos vão continuar mobilizados em várias atividades de greve. Na próxima quinta (18), a categoria vai realizar assembleia às 9h da manhã na reitoria da UFBA, e, em seguida sairá em passeata pelo centro da cidade.

11/08/2011
Ascom ASSUFBA sindicato