CAFÉ DA MANHÃ, PARTICIPAÇÃO DE PARLAMENTARES E ATO ENCERRAM ATIVIDADES DO ACAMPAMENTO DA GREVE

A greve dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Universidades Federais Brasileiras somou, na última quinta-feira (11), mais pontos na mobilização da categoria por melhorias salariais.

Logo no início da manhã, os trabalhadores (as) deram mostras da força da greve e retornaram ao prédio sede do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), onde fizeram um café da manhã, regado a muita mobilização e articulação entre os caravaneiros e representação das bases presentes no acampamento.

Com muita determinação, carros de som, boneco gigante representando a presidente Dilma Roussef, banda de música e protesto contra a política do governo, os TAEs reforçaram a exigência de abertura das negociações entre a Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Universidades Brasileiras (FASUBRA) e o Governo Federal.

Em seguida, a FASUBRA Sindical protocolou no Ministério do Planejamento o Ofício nº 136-SEC 11, endereçado à Ministra Míriam Belchior, cujo texto está disponibilizado abaixo na íntegra. O documento, além de ter sido registrado oficialmente no departamento de protocolo do MPOG, foi recebido por um trabalhador do Gabinete da Ministra, para encaminhamento imediato à titular daquele Ministério.

Terminado o ato em frente ao MPOG, por volta das 11h, os caravaneiros voltaram ao acampamento, e lá receberam mais incentivos de deputados federais do Partido dos Trabalhadores (PT). Os parlamentares Milton Lima Neto (SP) e Gilmar Machado (MG) prestaram apoio e solidariedade às reivindicações da categoria e disseram estar empenhados na abertura do processo negocial, em tempo hábil para incluir no orçamento de 2012 uma contraproposta de reajuste.

A União Nacional dos Estudantes, UNE, esteve também presente no acampamento, com o diretor da entidade, Estevam Cruz, se manifestou em apoio à greve, além de ter convidado a FASUBRA a integrar a Jornada de Luta em Defesa da Universidade.

Concluindo as ações do acampamento em Brasília, os trabalhadores (as) realizaram encontro, na tenda, onde um representante de cada delegação e da direção nacional da FASUBRA fez avaliação da programação cumprida pelos caravaneiros (as). Houve consenso em todas as falas de que as manifestações surtiram relevante efeito político, bem como reforçaram a necessidade de fortalecimento da greve.

 

Foto: Fasubra Sindical

 

OF. 136/11-SEC                                                       Brasília-DF, 11 de agosto de 2011.

Exma. Sra.
MIRIAM BELCHIOR
DD. Ministra de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão – MPOG
NESTA

Senhora Ministra,

Ao saudarmos Vossa Excelência, informamos nossa disposição em relação ao cumprimento de liminar publicada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que determina  a manutenção de 50%  dos servidores técnico-administrativos em atividade nas Universidades Federais durante o período da greve, por outro lado, reforça que nosso movimento grevista não é ilegal ou abusivo.

Importante mencionar que nossa categoria segue firme na greve, inclusive realizando acampamento na capital federal por período de três dias (09 a 11/08) o que resultou em audiência com o Ministro da Educação Fernando Haddad. Na ocasião, o ministro afirmou à representação da FASUBRA Sindical que faria o esforço necessário para garantir junto ao Ministério do Planejamento, a retomada do processo negocial.

Segundo o companheiro Quintino Severo, secretário geral da CUT, em reunião que ocorreu na tarde de ontem no Ministério do Planejamento com a mencionada central, Vossa Excelência afirmou que estaria disposta a receber nossa Federação para reabertura de negociação da nossa pauta.

Diante do exposto e ante o fato novo em relação à decisão do STJ e ainda, por considerar que estamos fazendo nossa parte em relação ao cumprimento da sentença judicial, solicitamos de Vossa Excelência que reabra a negociação com a categoria dos servidores técnico-administrativos em educação das Instituições Federais de Ensino Superior, representada pela FASUBRA Sindical.

Por fim, agradecemos a atenção de Vossa Excelência, ao mesmo tempo em que ficamos no aguardo desse ministério, acreditando no diálogo como um dos principais instrumentos para o êxito do processo negocial e resolução de conflitos.

Respeitosamente,

LÉIA DE SOUZA OLIVEIRA      Coordenação Geral
ROLANDO RUBENS M. JÚNIOR       Coordenação Geral
PAULO HENRIQUE R. DOS SANTOS Coordenação Geral

12/08/2011
Fonte: Fasubra Sindical