ASSEMBLEIA GERAL NA UFBA CELEBRA OS 43 ANOS DA ASSUFBA SINDICATO

Comemorar uma data tão importante com a casa cheia foi a maior demonstração da confiança que a categoria poderia ter em seu Sindicato! O auditório da ASSUFBA Sindicato foi palco de uma grandiosa Assembleia democrática, participativa e histórica, que retirou os delegados que vão à Plenária Nacional da Fasubra. Realizada no último dia 01 de dezembro, contou com a participação da Deputada Alice Portugal. Na mesa, os Coordenadores Gerais, Renato Jorge e Nadja Rabello, junto com o Coordenador de Aposentados, Edgar de Jesus, dirigiram os trabalhos.

O Coral da ASSUFBA abriu a Assembleia, com uma linda apresentação que emocionou a todos. Em sequência, a Dep. Alice fez um profundo resgate histórico sobre as conquistas e lutas da ASSUFBA, desde a ditadura militar, onde os decanos da UFBA arrecadavam dinheiro para ajudar nos comandos de greve da categoria, situação que também muito contribuiu como frutos para a construção do Sindicato.

Alice chamou atenção para as grandes mudanças que acontecem no país e atingem diretamente o funcionalismo, e falou sobre a visão privatista e neoliberal, que tem sido responsável pelas derrotas do ponto de vista do Setor Público. Na oportunidade, sua maior mensagem para o aniversário de 43 Anos do Sindicato foi sobre a necessidade de UNIDADE ENTRE A CATEGORIA. “Acima de diferenças opinativas e sindicais, que são inclusive educativas no processo de formação da luta, nós temos que entender que comemorar e fortalecer o sindicato é uma obrigação política de quem se incorpora nessa adesão de defesa de sua classe”.

“Se a gente chega dividido em qualquer espaço, nós estamos perdidos. Se nós já somos fracos, divididos não somos nada (…) companheiros, dividir, não soma. Estamos todos no mesmo barco”, expressou Alice.

Conjuntura

São mais de 30 mesas de negociação que estão sendo acompanhadas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), uma vitória dos sindicatos no Governo Lula, e nelas, Alice explicou que estão sendo discutidos diversos assuntos, inclusive a Carreira TAE e a recomposição salarial. Quatro categorias já tiveram respostas sobre suas reivindicações, sendo algumas vitoriosas e outras nem tanto. “No caso dos Técnico-Administrativos em Educação, tive conhecimento que temos uma dualidade de ideias na nossa proposta” (fazendo referência à Proposta de Reestruturação e Aprimoramento do PCCTAE).

Ela falou que a proposta da FASUBRA, que contou com a participação do GT Carreira da ASSUFBA Sindicato e foi aprovada no dia 01 de outubro, foi entregue diretamente por ela nas mãos do Ministro da Educação, Camilo Santana. “Se a gente não pressionar os ministros, não conseguimos nada, pois o MEC precisa estar na mesa de negociação a nosso favor, e não contra.

Em relação ao Orçamento, ela disse que não estava previsto dinheiro para a tabela, mas que representantes da categoria foram em massa ao relator do PPA (Plano Plurianual) para garantir o espaço para pavimentação, e o que for negociado pela FASUBRA e pelo SINASEFE, chegue ao orçamento. O desejo da deputada é que a proposta do PCCTAE seja solidificada.

Renato Jorge reforçou a fala de Alice e relembrou os sete anos de atraso que a categoria passou. Para ele, o reajuste de 9% no salário e os R$200 de aumento no auxílio alimentação dado esse ano ajudou, mas não resolveu os problemas da defasagem salarial.

Além disso, ele lembrou que não só o reajuste, mas a campanha pelo Revogaço dos Decretos, IN e das Portarias, é necessária para acabar de vez com os atrasos, o que inclui também a PEC 32 da Reforma Administrativa, que ainda assombra a categoria.

Sem luta não há vitória

Sobre a Carreira, Renato frisou que “reabrir a discussão na plenária para discutir novamente a proposta da FASUBRA, vai atrasar a nossa negociação, e não dá nem para acusar o governo (…) precisamos amarrar a nossa negociação a esse governo”. Para o debate, se inscreveram os servidores Jorge Américo, Edilete Costa, Fernando Bandeira, Rosangela de Santana, Eliete Gonçalves, Antonio Bomfim, Giancarlo Damiani, Renato Jorge, Zé de Deus e Francisco Lago.

A coordenação propôs que fosse colocado em votação a manutenção da proposta de Reestruturação e Aprimoramento do PCCTAE, que foi aprovada na Plenária Nacional da FASUBRA no dia 01 de outubro e protocolada no dia 27 de outubro. Sem nenhum voto contrário, a Assembleia Geral aprovou a manutenção da proposta de Reestruturação e Aprimoramento do PCCTAE da FASUBRA. Esse encaminhamento será apresentado na próxima Plenária Nacional da FASUBRA, que acontece nos dias 9 e 10 de dezembro. Para isso também, a Assembleia votou a retirada de delegados(as).

Pela base da UFBA, duas chapas foram inscritas para escolha dos representantes à Plenária Nacional da FASUBRA. A Chapa 1, representada por Giancarlo Damiani e José de Deus, e a Chapa 2, por Luiz Fernando Bandeira. *Foi eleita pela esmagadora maioria a Chapa 1, Giancarlo Damiani (titular) e José de Deus (suplente). A chapa 2 elegeu pelo critério da proporcionalidade o representante, Luiz Fernando Bandeira. Como representante da ASSUFBA Sindicato, o coordenador jurídico, Jorge Edmundo, foi o indicado.

Informe jurídico

Uma grande vitória no processo dos 28,86% foi anunciada na Assembleia. Nesta sexta-feira (01/12) a ASSUFBA está divulgando três Editais, com 100 pessoas cada, convocando as superprioridades (pessoas acima de 80 anos) com RPV (Requisição de Pequeno Valor) ou seja, valores abaixo de 60 salários mínimos, para reuniões nos dias 12, 13 e 14 de dezembro.