Assembleia Geral na UFSB aprova adesão à Greve Nacional de 48h e delegada à Plenária Nacional da FASUBRA

Com participação dos campis de Itabuna e Teixeira de Freitas, a ASSUFBA realizou Assembleia Geral com os Técnico-Administrativos em Educação da UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia), nesta quarta-feira (20/11). Os servidores aprovaram, por ampla maioria, adesão à Greve Nacional de 48h contra as reformas do governo e o desmonte do Estado, que acontece nos dias 26 e 27 de novembro.

Na atividade, também foi aprovado por unanimidade pelos presentes o nome da servidora Maristela Aragão de Matos como delegada que irá representar os TAEs da UFSB na Plenária Nacional da FASUBRA, que ocorre nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, em Brasília.

Entre os assuntos tratados durante a assembleia, estiveram os informes nacionais e locais, Reforma Administrativa e a chamada PEC Emergencial. Também fizeram parte da pauta os ataques do governo Bolsonaro à educação e o desmonte do Estado. Os trabalhadores participaram e discutiram ainda sobre a Reforma Sindical, que vem sendo reapresentada diversas vezes ao Congresso Nacional.

 

 

Os Técnico-Administrativos da UFSB cobraram ainda um posicionamento oficial por parte da Universidade sobre o Future-se. Vale lembrar que a UFBA e diversas Universidades Federais do país já se posicionaram contrárias à adesão do programa apresentado pelo Ministério da Educação, entre outros pontos, a iniciativa abre a possibilidade de privatização das instituições.

 

 

Servidor da UFSB, Ednalvan Lima pontuou sobre a reforma interna que está em curso na Universidade. Ressaltou a importância da discussão e um posicionamento dos trabalhadores. Aproveitaram também para debater os impactos da Medida Provisória 905/2019, que descaracteriza acidentes de trabalho os ocorridos durante os trajetos de ida e volta do trabalhador. Esta MP foi a responsável pela criação do programa Emprego Verde-Amarelo.