Assembleia Geral Virtual da ASSUFBA com os Técnico-Administrativos da UFOB aprova encaminhamentos à Plenária Nacional da FASUBRA

Na quarta-feira (16/02) a ASSUFBA Sindicato se reuniu em uma participativa assembleia com os servidores TAEs da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) para deliberar um conjunto de demandas como a retirada de delegados à Plenária da FASUBRA e a discussão sobre o retorno presencial às atividades. Conduziram o debate, os coordenadores do Sindicato Rony Keito, Lucimara da Cruz e Nadja Rabello.

A coordenadora de Comunicação da ASSUFBA e coordenadora da Fasubra, Lucimara da Cruz, apresentou o panorama nacional com os informes, trazendo o indicativo da Greve Nacional dos SPF, a Campanha Salarial unificada pelo reajuste de 19,99%, o debate sobre as condições de realização do Congresso da FASUBRA (CONFASUBRA) e de prorrogação do mandato da atual Direção nacional da FASUBRA.

O coordenador Rony Keito, que é lotado na UFOB, atualizou a categoria sobre o andamento da implementação do ponto eletrônico pelo sistema SISREF, o que gerou uma importante discussão entre os trabalhadores presentes quanto às questões técnicas e políticas envolvidas nesse processo. Diante da necessidade de entender melhor o porquê dessa imediata implantação do SISREF, a Coordenação retirou como proposta o agendamento de uma reunião com o Reitor da UFOB, prof. Jacques Miranda e as pró-reitorias responsáveis pelo processo de implantação, para a construção de uma discussão mais ampla com a categoria.

Os servidores compartilharam as informações sobre o retorno presencial às atividades na UFOB. A preocupação diante da situação vacinal da comunidade e as condições materiais dos ambientes de trabalho também foi abordada pela categoria. A universidade fez um questionário de cobertura vacinal, mas houve baixa adesão da comunidade universitária, e houve questões relativas a dúvidas no seu preenchimento. Às colegas que participaram da elaboração do questionário propuseram a adequação das perguntas para facilitar a interpretação e estimular o preenchimento. O coordenador de Comunicação, Antonio Bomfim, deu a sugestão da ASSUFBA lançar um texto convidativo à categoria, pedindo que preencham o formulário.

A Plenária Nacional da FASUBRA

Como delegados a serem enviados à Plenária da FASUBRA, a chapa única composta por Rony Keito (titular) e Mônica Moreira (suplente) foi aprovada por 79% dos presentes para representar a UFOB.

Os trabalhadores votaram ainda pelo apoio à proposta da Campanha Salarial unificada, com 100% dos votos a favor. A proposta de adiamento do CONFASUBRA (que tem previsão de acontecer em maio), para depois das eleições, contou com a aprovação de 91% dos presentes. Quanto à discussão sobre a prorrogação do mandato da atual direção da FASUBRA, 82% dos TAEs votaram favoravelmente.

Em pleno ano eleitoral, a ASSUFBA mostra que debates como esses se tornam cada vez mais necessários para a categoria. Bolsonaro ainda é o inimigo número 1 dos SPF, por isso é preciso unir forças para conquistar os direitos da categoria e protagonizar sua derrota neste ano. Servidores Unidos Jamais Serão Vencidos!