População de rua cresce e a renda dos pobres desaba durante a pandemia da Covid-19

De acordo com o estudo “Desigualdades e Vulnerabilidades na Epidemia de Covid-19”, mesmo quase não sendo divulgado, a população de rua está crescendo e a renda da população só desaba, durante a pandemia de Covid-19. O estudo foi realizado em 2021, com os bairros de classes baixa e média da Região Metropolitana de São Paulo e revela aprofundamento da vala social que elimina uma vida digna para uma boa parcela da população.

Na epóca, a população de rua desses locais era composta de 63,7% por pretos e pardos. A pandemia reduziu a renda de 87,9% dessa população e 9% ficaram sem nenhuma renda, mostra a pesquisa.

A situação piorou quando os pais, por necessidade, tiveram que fazer um plano de internet dentro de casa, para os filhos realizarem os exercícios que tinham em excesso. Além disso, no período de isolamento social, a violência de gênero aumentou, assim gerou outros problemas, como prejuízos à saúde mental das mulheres. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, houve um aumento de 431% em relatos de brigas de casal entre fevereiro e abril de 2020. 

Outro fato que a pesquisa levou em seus resultados foi a pesquisa divulgada pela Oxfam, onde mostra que a riqueza dos 10 homens mais ricos do mundo dobrou, enquanto a renda de 99% da humanidade diminuiu. Com tudo isso, é notável que a pandemia não é sentida da mesma forma pelas diferentes populações.