Assembleia na UFSB discute demandas internas, reajuste salarial emergencial e elege delegados para a Plenária Nacional da FASUBRA

A proposta de reajuste salarial e do auxílio alimentação apresentada pelo governo na Mesa Nacional de Negociação Permanente foi um dos pontos abordados pelo Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, durante a Assembleia Geral Virtual da UFSB, nesta terça-feira (28/02).

Uma das propostas do governo é de reajuste salarial de 7,8% sobre a atual remuneração, a partir de 1º de março de 2023. Para o auxílio alimentação, o reajuste seria de 43,6%, referente à variação acumulada do IPCA, de fevereiro de 2016 a fevereiro de 2023, passando de R$ 458,00 para R$ 658,00.

Renato ponderou que é uma proposta de reajuste emergencial em função da discussão do orçamento de 2024, que já se aproxima. Ele explicou que a ideia é que a correção salarial seja feita via Medida Provisória assinada pelo Presidente Lula.

O Coordenador Geral do Sindicato, Edinelvan Lima, também lembrou que os(as) servidores(as) públicos(as) amargam perdas históricas, e somente com o governo Bolsonaro, foram 19,99%. Pontuou ainda que a ASSUFBA defende o reajuste e garantia de direitos para toda a categoria, ativos e aposentados.

A ASSUFBA convidou a Pró-Reitoria de Administração, Francismary Silva, para participar da assembleia e dar o retorno aos trabalhadores informando sobre o ofício enviado pelo Sindicato à UFSB solicitando melhorias em relação às estruturas dos espaços físicos e condições de trabalho na instituição.

Edinelvan falou da situação insalubre do Campus Jorge Amado, a exemplo do calor exagerado, barulho das máquinas, pista de acesso e falta de água potável – os servidores têm de fazer “vaquinha” para comprar água. Um completo absurdo.

A Pró-Reitora afirmou que alguns pontos do ofício foram solucionados e iniciativas, como barreira verde para a melhoria térmica e ampliação da iluminação da pista de acesso, já foram tomadas. Francismary Silva concordou ainda que o novo prédio do CJA requer uma série de ajustes, mas disse que hoje os recursos da UFSB são menores do que os de 2019.

Outro ponto denunciado pelos servidores presentes foi o assédio moral. Edinelvan frisou que “precisamos em parceria com a instituição melhorar o ambiente de trabalho, tanto as condições estruturais quando as interpessoais”. O assédio moral deve ser encarado também como problema e prejuízo coletivo e institucional, não somente individual.

A Coordenadora da ASSUFBA, Maristela Aragão, informou que o Sindicato deve fazer uma Roda de Conversa com o Jurídico da entidade para tratar do assunto, além da construção de ações práticas contra o “assédio e outras opressões” na UFSB, com sugestões de paralisações.

Renato Jorge sugeriu também uma ação conjunta e unificada com os estudantes, agenda de reuniões por campi e por setor para identificar os problemas, produção de boletim específico, além de uma campanha para tratar das condições de trabalho e assédio moral. Estamos atentos e em movimento! Viva a luta da categoria, viva!

 

Plenária da FASUBRA

A FASUBRA realiza Plenária Nacional nos dias 10 e 11 de março de 2023. A assembleia elegeu as delegadas que vão participar do evento. Por esmagadora maioria, 94% dos(as) servidores(as) aprovaram os nomes de Maristela Aragão (titular) e Amanda Bastos (suplente). Não houve voto contrário e 6% se abstiveram.

Ao final da assembleia, o Renato Jorge falou sobre a eleição da Seção Sindical da UFSB. É necessário fortalecer as ações dentro da universidade. A demanda é crescente e a ASSUFBA precisa reforçar o time de luta.

Após as eleições da ASSUFBA, que aconteceram em fevereiro, o prazo para composição da seção é de 60 dias. São seis nomes (três titulares e três suplentes). Edinelvan e Maristela também reforçaram a importância de uma Seção Sindical forte e representativa para que em conjunto se possa buscar solucionar as demandas internas da categoria na UFSB que são crescentes. “Precisamos de braços”, finalizou a coordenadora.