Eleição dos(as) delegados(as) para a Plenária Nacional da FASUBRA, reajuste salarial emergencial e eleição da seção sindical são tratados em Assembleia Geral Virtual da UFOB

O reajuste dos salários e do auxílio alimentação foi objeto de debate durante a Assembleia Geral Virtual da UFOB, nesta quarta-feira (01/03). O governo federal ficou de apresentar uma nova proposta para o conjunto do funcionalismo público nesta sexta-feira (03/03).

O Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, lembrou que a categoria está desde 2015 sem discutir a correção salarial, por isso, os(as) servidores(as) públicos(as) têm pressa. Inicialmente, a proposta do governo foi de reajuste de 7,8% sobre a atual remuneração, a partir de 1º de março de 2023. Para o auxílio alimentação, o reajuste seria de 43,6%, referente à variação acumulada do IPCA, de fevereiro de 2016 a fevereiro de 2023, passando de R$ 458,00 para R$ 658,00.

Na Mesa Nacional de Negociação Permanente desta terça-feira (28/02), a FASUBRA ressaltou que o valor de R$ 11,2 bilhões disponibilizados pelo governo federal para o reajuste é insuficiente diante da defasagem salarial. A categoria aguarda com expectativa a apresentação da nova proposta. Renato ressaltou ainda que a correção deve ser linear para ativos, aposentados e pensionistas.

A mesa nacional é bastante complexa, apontou o Coordenador Geral do Sindicato, Edinelvan Lima. ”Sabemos da urgência da nossa categoria e precisamos que o esforço do governo seja feito de forma positiva. Diferentemente de algumas carreiras típicas de Estado, nós estamos há mais de 7 anos sem reajuste salarial”.

Plenária da FASUBRA

A FASUBRA promove Plenária Nacional nos dias 10 e 11 de março de 2023, em Brasília. Os(as) servidores(as) aprovaram por unanimidade os nomes de SIMONE COITÉ (Titular) e RONY KEITO (Suplente) para serem delegados no evento.

Após debate e sugestões, diversas propostas foram feitas na assembleia, como uma Roda de Conversa sobre teletrabalho, debate sobre as condições de trabalho e assédio moral, redefinição das bandeiras de luta a partir da escuta dos trabalhadores, reunião com o reitor da UFOB, ação com os estudantes e boletim da UFOB.

Ao final da atividade, Renato Jorge informou que é necessário constituir a eleição da Seção Sindical da UFOB, fortalecer a ação do Sindicato na instituição e melhorar as condições de trabalho. O servidor unido jamais será vencido! Viva a luta dos trabalhadores e trabalhadoras!