Assembleia, nesta quinta-feira (11/08), define adesão à paralisação
Os técnico-administrativos da UFBA devem participar da assembleia realizada pela Assufba, nesta quinta-feira (11/08), a partir das 9h, na Faculdade de Economia, Piedade, para deliberar sobre a paralisação nacional, orientada pela FASUBRA, em defesa da educação, contra o PLP 257/16, a PEC 241/16 e as reformas trabalhistas e previdenciária.
Imediatamente após a assembleia, a Assufba oferece uma feijoada para os servidores, com direito a música ao vivo, e depois, ocorre ato na praça da Piedade.
Vale lembrar que na madrugada desta quarta-feira (10/08), a Câmara dos Deputados aprovou, com alguns acordos para mudar o texto original, o PLP 257/16, que trata da renegociação das dívidas dos estados e do Distrito Federal com a União, alongando o pagamento por até 20 anos.
Agora, faltam ser votados os destaques e emendas para alterar o texto do relator, deputado Esperidião Amin (PP-SC). Entre os acordos firmados, a retirada da exigência de que os estados e o DF não concedessem reajuste salarial por dois anos aos servidores. Apesar disso, a Assufba segue na luta pela extinção de todos os pontos prejudiciais ao funcionalismo público.
Também na madrugada desta quarta-feira (10/08), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara aprovou a admissibilidade da PEC 241/16, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos. Será instalada agora uma comissão especial continuar os debates.
Os prejuízos das propostas ainda são iminentes. Por isso, é fundamental o fortalecimento da luta e participação da categoria nos espaços de decisão, sobretudo, com a perspectiva de uma greve geral, contra a imposição de retrocessos feita pelo governo Temer.
Também entre as medidas danosas, o aumento da idade mínima de aposentadoria para 65 anos, a prevalência do negociado sobre o legislado e a ampliação da jornada de trabalho para 80 horas semanais.