Em assembleia, técnico-administrativos reafirmam luta contra retirada de direitos

 

Os técnico-administrativos atenderam ao chamado da Assufba e compareceram em peso à assembleia, que ocorreu no auditório da Faculdade de Economia, na manhã desta quinta-feira (11/08), dia de paralisação nacional em defesa da educação, contra o PLP 257/16, PEC 241/16 e reformas trabalhistas e previdenciárias.

O coordenador geral da Assufba, Renato Jorge, iniciou a atividade chamando a atenção da categoria para os ataques sofridos pelos trabalhadores e a necessidade de unidade e mobilização para enfrentar a ofensiva neoliberal.

IMG_0172

O Sindicato, inclusive, tem jogado papel fundamental na luta contra a retirada de direitos. Na assembleia, os coordenadores Antonio Bomfim, Paulo Vaz e Valmiro dos Santos, que estiveram em Brasília para conversar com os parlamentares, a fim de convencê-los a dar votos contrários para o PLP 257/16 e PEC 241/16, informaram que encontraram resistência dos deputados, mas reafirmaram que o momento exige uma reação forte da categoria, inclusive com greve geral.

Presente na atividade, o coordenador-geral da APLB (Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado da Bahia), professor Rui Oliveira, disse que é preciso valorizar a educação pública, gratuita e de qualidade. Opinião ratificada pela presidente da UNE (União dos Estudantes da Bahia), Nágila Maria. Ambos disseram achar necessário uma ação conjunta dos sindicatos.

IMG_0215

Após os informes iniciais, um grupo de teatro deu um tom de descontração à assembleia. O público adorou. Depois, o coordenador de Assuntos Jurídicos da Assufba e membro da FASUBRA, Paulo Vaz, falou um pouco sobre a reunião ocorrida com a Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas da UFBA. Entre os assuntos abordados, a insalubridade. A PRODEP informou que existe consenso entre os reitores das Universidades para criar uma lei que verse sobre a forma de aferição nos locais de trabalho. O Sindicato propôs a criação de uma comissão para tratar do tema.

IMG_0434

O coordenador geral da Assufba, Renato Jorge, aproveitou a oportunidade para divulgar as próximas ações. No dia 17/08, acontece atividade com os trabalhadores dos Hospitais Universitários. Depois, em 24/08, ocorre assembleia, às 9h, na Faculdade de Economia, para tratar dos processos jurídicos.

O Sindicato também vai encaminhar documento para a UFBA com a proposição de data para as eleições da CIS (Comissão Interna de Supervisão da Carreira dos Cargos), já que o mandato atual terminou.

IMG_5517

Após a assembleia, os técnico-administrativos participaram de um ato cultural. Foi serviço um almoço, com direito a música ao vivo.

 

Fotos: Foco Filmes e Assufba