Assufba 36 anos: Dedicação à luta dos técnico-administrativos

No dia 1º de dezembro, a Assufba (Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação das Universidades Públicas Federais no Estado da Bahia) completa 36 anos de fundação de uma entidade que luta em defesa dos servidores da UFBA, UFRB, UFOB, UFSB e Unilab.

Durante as mais de três décadas, a entidade pautou o trabalho pela ética, responsabilidade e compromisso com a categoria, o que garantiu importantes conquistas para os trabalhadores.

Mas, a mobilização para assegurar vitórias para os técnico-administrativos caminha junto com a luta por uma universidade pública, gratuita, democrática e de qualidade. E os servidores têm jogado papel fundamental para o fortalecimento das instituições, gravemente ameaçadas na conjuntura política atual.

Ao longo dos anos, os associados da Assufba ajudaram a construir o Sindicato, que em 1980 foi criado ainda como Associação, com brilhantes participações em manifestações, atos e greve, por melhores condições de trabalho e valorização, para que fosse possível prestar um serviço de qualidade à população.

91526b05-0334-40c5-b71b-d48a5e6ccee3Hoje, o Sindicato só é forte e representativo graças à ajuda de cada técnico sindicalizado. É o caso do servidor Teodoro Bispo dos Santos, 64 anos, que está na UFBA há 35 anos, por isso, acompanhou todo o crescimento da entidade, que, para ele, tem feito um papel exemplar.

“A Assufba tem contribuído muito para os trabalhadores das Universidades Federais. Sem ela, nós não éramos reconhecidos. Hoje, podemos dizer com orgulho que somos técnico-administrativos da UFBA”, ressalta Teodoro.

O servidor, que está lotado na Reitoria, faz questão de dizer que o Sindicato sempre esteve presente. “Particularmente, nesses anos me ajudou muito, porque trabalho com Esporte e Cultura, então, todas as vezes em que precisei, a entidade colaborou para que eu pudesse desenvolver o meu serviço”. Para Teodoro, a unidade é fundamental neste momento. “Um recado que eu deixo para os funcionários da UFBA é que eles possam se unir mais e se associarem à Assufba. Uma categoria unida jamais será vencida”.

Posição semelha502d9998-59d7-4e6e-a502-cc10db31b6f1nte tem a técnica-adminsitrativa do COM-Hupes, Lina Teles, 65 anos. “Sem a Assufba, nós não seriamos nada, porque é um Sindicato de luta, que briga pelos direitos dos trabalhadores. E, além disso, todas as pessoas que conheço, que precisaram da ajuda da entidade, foram bem atendidas e tiveram seus problemas resolvidos”.
Lina, que tem dedicado os últimos 40 anos à Universidade, também fala em união. “O único pedido que eu faço para a categoria é que seja mais unida. Afinal, a luta é nossa, e todos nós precisamos do Sindicato”.