Assufba 36 anos: Reitor da UFBA, João Carlos Salles, parabeniza o Sindicato pelos anos de luta

Aluno da Universidade Federal da Bahia em 1979, professor da Instituição desde 1985 e reitor desde 2014, João Carlos Salles acompanhou todo o processo de fundação da Assufba, que completou 36 anos no dia 1º de dezembro. Para ele, a atuação do Sindicato é de extrema importância em diversos âmbitos.

“Eu considero que a Assufba é fundamental para a defesa não apenas dos interesses dos trabalhadores técnico-administrativos, mas da autonomia da Universidade, ao fortalecer as relações trabalhistas e ao ter uma compreensão específica sobre o valor da instituição. A Assufba com certeza merece ser homenageada em seu aniversário”, enfatizou.

img_4321

Ao longo dos anos, a entidade vem realizando diversas mobilizações em prol não somente dos servidores, mas também da Universidade. Em sua análise, o reitor afirma que “as manifestações são legítimas, que têm resultado em benefícios para a instituição”, destacando que “no geral, a UFBA tem a agradecer pelas mobilizações”.

Para o professor, as duas entidades podem e precisam trabalhar juntas. “Primeiro, no ponto de vista da UFBA, o processo de qualificação é uma tarefa importante. No que diz respeito à Assufba, a dedicação dos funcionários, afinal não é apenas o interesse coletivo que está em jogo, é também o empenho individual, o comprometimento de cada um dos servidores, que são representados pelo Sindicato.”

Por fim, ele manda um recado aos trabalhadores. “Vamos celebrar a Universidade, a Assufba, compreendendo o momento delicado que vivemos e a importância de valores fundamentais para a sociedade, como democracia, liberdade, que são coisas que nossas instituições presam”.