ASSUFBA cumpre tradição e leva lutas para o Dois de Julho

Categoria marca presença nos festejos do 2 de Julho. Foto: Foco Filmes/Eduardo Paranhos

Categoria apresenta lutas durante  2 de Julho. Foto: Foco Filmes/Eduardo Paranhos

A ASSUFBA Sindicato, representante dos servidores técnico-administrativos da UFBA e UFRB, esteve presente mais uma vez no cortejo do Dois de Julho, no bairro da Lapinha, em Salvador. Com faixas, cartazes e pirulitos, a categoria levou a luta dos trabalhadores da Educação pelas ruas do Centro Histórico durante a data máxima da Bahia.

Faixada enfeitada e crianças caracterizadas marcam i percurso. Foto: Foco Filmes/Eduardo Paranhos

Faixada enfeitada e crianças caracterizadas marcam percurso. Foto: Foco Filmes/Eduardo Paranhos

Essa é a primeira vez que a Independência da Bahia, que completa 190 anos, é comemorada depois de ter sido elevada à categoria de data histórica do calendário nacional. O Projeto de Lei 61/2008 é de autoria da deputada federal pelo PC do B (BA), Alice Portugal, que também é servidora licenciada da UFBA.

“Estamos aqui para mostrar a luta dos trabalhadores em Educação por melhores condições de trabalho; pela jornada ininterrupta, através dos Turnos Contínuos; contra a privatização dos hospitais universitários e muitas outras demandas”, salientou o coordenador geral da ASSUFBA, Renato Jorge Pinto.

“Aqui é o centro de manifestações históricas de cada categoria, quando podemos exercer a democracia no seu sentido mais amplo e irrestrito. A ASSUFBA não poderia deixar de trazer as suas reivindicações para as ruas para serem somadas as demais categorias de trabalhadores e as de expressão popular”, enfatizou a coordenadora de Comunicação da ASSUFBA, Cássia Virginia Maciel.

 A manifestação do Dois de Julho que leva milhares de pessoas às ruas todos os anos e parte da Lapinha até o Pelourinho, é marcado por protestos das mais variadas categorias de trabalhadores, sindicatos, partidos políticos e sociedade. Esse ano, o pedido de mudanças ganhou destaque durante as manifestações.

Coordenação da ASSUFBA presente no cortejo do 2 de julho. Foto: Foco Filmes/Eduardo Paranhos

Coordenação da ASSUFBA presente no cortejo do 2 de julho. Foto: Foco Filmes/Eduardo Paranhos

Como os trabalhadores da ASSUFBA, milhares de trabalhadores dos mais diversos setores cumpriram a tradição de fazer a luta no Dois de Julho, além de sindicatos, partidos políticos, representantes de organizações públicas e entidades governamentais e não governamentais e muitas escolas e suas fanfarras que deram um toque cívico e colorido ao desfile.

Independência da Bahia

A Independência do Brasil foi declarada por Dom Pedro I no dia 7 de setembro de 1822, mas na Bahia o exército português ainda resistia, dominando o território. E somente um ano após, no dia 2 de julho de 1823, a Bahia se tornava independente de Portugal.

 
Fonte: Ascom ASSUFBA Sindicato