Assufba, em parceria com a PROAE, realiza o debate “As mulheres e a Previdência”

“Primeiramente Fora Temer”. Foi com essa explanação que a coordenadora geral da Assufba, Simone Leal, iniciou o debate “As mulheres e a Previdência”, realizado pelo Sindicato, em parceria com a PROAE e o projeto Março Lilás, na tarde desta segunda-feira (27/03), no auditório da Faculdade de Enfermagem.

WhatsApp Image 2017-03-27 at 17.56.34

Com o objetivo de discutir e explicar como a reforma da Previdência afetará diretamente as mulheres, a mesa do debate foi composta pelas coordenadoras gerais, Aida Maia e Simone Leal; a coordenadora de Políticas Sociais e Anti-racistas, Eliete Gonçalves; a Pró-reitora Cassia Virgínia, representando o reitor da UFBA, João Carlos Salles. O evento contou também com a presença da deputada federal Alice Portugal.

“Para irmos às ruas, precisamos entender quais os impactos que a reforma da Previdência trará para toda a sociedade. É necessário que estejamos respaldados de argumentos para discutir acerca dessa proposta que afetará toda a sociedade, principalmente a nós, mulheres”, ressaltou a coordenadora Aida Maia.

Caso seja aprovada, a PEC 287/16 vai impactar, de forma brutal, a vida de mais de 35 milhões de brasileiros, entre eles milhares de mulheres que possuem dupla, tripla jornada de trabalho, mas que, segundo a proposta, terá a idade média para aposentadoria igualada à dos homens, de 65 anos. Para a deputada Alice Portugal, essa medida “é o retrato mais cruel desse governo corrupto, que só visa favorecer a grande cúpula, sem olhar para quem realmente importa, que é a sociedade”.

“Os direitos estão sendo ceifados, por essa corja, que tirou a primeira mulher a conquistar a Presidência da República, sem nenhuma comprovação de crime. Tudo isso, sob atitudes machistas e ilegais, para conquistar o poder irregularmente, sem o voto popular”, pontuou Alice.

WhatsApp Image 2017-03-27 at 17.52.08

A Pró-reitora Cassia Virginia destacou a importância da atuação da mulher na luta pelos direitos. “É de suma importância a unidade da categoria para impedir a aprovação de todas as propostas que ameaçam os direitos conquistados. E a mulher tem a força e não podemos nos calar, afinal é  nosso futuro e dos nossos filhos e familiares, que estão em jogo”.

Dando continuidade, a coordenadora Eliete Gonçalves, que mediou o evento, falou sobre a relevância em  tratar de assuntos como o da reforma da Previdência, dentro da comunidade universitária, principalmente para as mulheres. Questão que também foi salientada pelos coordenadores, Renato Jorge e Paulo Vaz, que acompanharam a atividade.  

Após uma ampla explicação dada pela deputada federal Alice Portugal, os presentes puderam fazer questionamentos e dar opiniões acerca do assunto. Por fim, em alto e bom som, todos esbravejaram: “Viva a luta das mulheres. Nenhum direito a menos”.