ASSUFBA festeja a Independência da Bahia e leva as bandeiras de luta às ruas do Centro de Salvador

Durante o desfile, os trabalhadores protestaram, sobretudo, pela saída imediata do presidente Michel Temer, acusado pela Procuradoria-Geral da República de corrupção passiva. A ASSUFBA foi uma atração à parte. Os coordenadores do Sindicato e os servidores ergueram a faixa com o dizer “Temer na cadeia! Cadeia para os corruptos. Diretas Já!. A cada passo, simpatizantes aplaudiam a passagem da entidade e pediam para tirar foto na frente da faixa. Um sucesso.

Para o Coordenador de Comunicação da ASSUFBA, Antonio Bomfim Moreira, “o 2 de Julho para os trabalhadores e a população baiana é uma data simbólica e importante, em que contribuímos para a independência no nosso país. E neste momento de crise é fundamental que trabalhadores, trabalhadoras, empregados e desempregados se unifiquem no sentido de mobilizar a sociedade contra as reformas que ameaçam os interesses do povo. Nós, das Universidades Federais Públicas da Bahia, temos contribuído com consciência política e muita energia, para colocar para fora do governo o temeroso, impostor, flagrado em crime corrupção. Não vamos parar até que Temer seja destituído e preso”.

A Técnica-Administrativa licenciada da UFBA e deputada federal, Alice Portugal, autora de lei que eleva o 2 de Julho a data nacional, como não podia ser diferente, participou do trajeto. “É o momento de lutar por liberdade, lembramos os heróis da Independência, para lutarmos por direitos cada vez maiores para a nossa população. Sabemos que o Brasil sofreu um golpe e a partir daí os direitos foram dilapidados. O governo Temer tem feito transações para entregar as riquezas nacionais e enriquecer os seus comparsas.

Pensamento semelhante tem a Coordenadora de Aposentados, Maria Dolores de Brito. “O 2 de Julho é muito significativo porque estamos em uma conjuntura do país em que políticos ultraliberais que tomaram à força o poder. É o momento de manifestarmos opinião contrária ao governo, que está destruindo os direitos conquistados há muitos anos. O desfile tem a energia de todo mundo, de Maria Quitéria, de mulheres que lutaram, que deram a vida, o sangue”.

Antonio Valter Almeida, coordenador de Administração e Finanças, lembrou que, neste cortejo, “a ASSUFBA teve como lema o Fora Temer, Temer na cadeia e fora todos aqueles que estão contra os trabalhadores. Somos contra um governo que já se esgotou e quer acabar com a aposentadoria e os direitos trabalhistas. Não vamos aceitar”.

Ao final do percurso, no Pelourinho, o Coordenador de Esporte e Cultura, José Gomes da Silva, declarou que “nós, servidores da UFBA, cumprimos o nosso papel aqui no 2 de Julho. Foi um desfile da democracia, pela liberdade e pela igualdade.  Fora Temer. Diretas Já”.

Fora Temer!