ASSUFBA leva protestos à Lavagem do Bonfim

Servidores, junto à deputada Alice Portugal, levam suas lutas ao Senhor do Bonfim
Foco Filmes / Eduardo Paranhos

Os servidores Técnico-Administrativos das Universidades Federais da Bahia participaram na manhã desta quinta, 17, da segunda maior festa popular de rua do Estado, a Lavagem do Bonfim. Protesto aliado à alegria e confiança marcou a caminhada, que teve como ponto de partida o Largo da Igreja da Conceição da Praia rumo a Colina Sagrada. Em seus 32 anos de história, a ASSUFBA tem participado desta atividade levando suas lutas. A animação da festa ficou por conta da banda de fanfarra que embalou a caminhada com muita irreverência. A servidora licenciada da UFBA e Deputada Federal, Alice Portugal (PCdoB), esteve presente e fortaleceu, ainda mais, a luta por uma educação pública e de qualidade no país.

Durante o percurso a categoria levou ao conhecimento da população, através de faixas, cartazes e pirulitos, a sua indignação pela atual situação que se encontram o Hospital da Clinicas e, da Maternidade Climério de Oliveira; exigiu do Governo Federal a capacitação efetiva dos Trabalhadores na UFBA/UFRB, turnos contínuos na UFBA; e cobrou mais respeito e dignidade para com os Aposentados.

O Coordenador Jurídico da ASSUFBA e, Coordenador de Aposentados da Fasubra, Paulo César Vaz, entende que o Sindicato precisa estar envolvido nas festas populares, por ser uma entidade social, afirmando que “este é o momento que podemos mostrar à sociedade que não estamos a mercê das decisões governamentais”.

Já o Coordenador de Formação Sindical, Antônio Bomfim, esclarece que a festa é muito mais que diversão, “estamos aqui em favor da população, em um ato de fé que as coisas podem melhorar”, ressaltou.

A Deputada Alice Portugal (PCdoB), participou ativamente da caminhada, junto com os servidores, com muita descontração e simpatia, e entende que: “essa é a mais tradicional festa religiosa da Bahia onde fé e a alegria se misturam, e por isso estamos aqui na certeza que com essas batalhas alcançaremos vitória em breve” disse.

Ascom ASSUFBA Sindical