Dilma encaminha requerimento da CTB-RS ao Ministério do Trabalho

Guiomar Vidor, presidente da CTB-RS; Dilma Rousseff, presidenta do Brasil e Eremi Melo, secretária de formação da CTB-RS / Foto: CTB-RS

No dia último dia 04, a presidenta Dilma Rousseff respondeu o requerimento entregue pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS) na última semana do ano de 2012, em Caxias do Sul. Através de um e-mail enviado pelo Gabinete Pessoal da Presidenta da República, Dilma afirma que o pleito foi encaminhado para o Ministério do Trabalho e Emprego e ao Ministério da Previdência Social.

O documento, entregue no dia 22/12, pelo presidente da CTB-RS, Guiomar Vidor, e pela secretária de formação da CTB-RS, Eremi Melo, reivindica melhores condições trabalhistas como redução da jornada de trabalho sem diminuição de salários, o fim do Fator Previdenciário e reajuste digno aos aposentados. O requerimento chegou às mãos da presidenta durante inauguração do Sistema de Abastecimento de Água Marrecas, ocorrido em Caxias do Sul.

“No documento estão colocadas as principais bandeiras de luta da CTB para este ano. O nosso principal desafio, primeiramente, é aprovar de uma vez por todas o fim do fator previdenciário no Congresso Nacional e, também, avançar em questões como a redução da jornada de trabalho, restringir o processo das terceirizações, que precariza cada vez mais as relações de trabalho, além de flexibilizar os direitos trabalhistas. Nós temos em 2013 uma série de mobilizações que deverão ser feitas em conjunto com a classe trabalhadora e a CTB estará à frente dessa grande caminhada.”, afirmou Guiomar Vidor.

Apesar de Dilma Rousseff ter encaminhado o pleito para dois ministérios, o presidente da CTB-RS esperava uma resposta mais efetiva do Governo Federal. “Nós queríamos um posicionamento da presidente da República, porque encaminhar para os ministérios não significa um retorno do pedido formulado pela CTB. Contudo, agora, nós sabemos que essa resposta depende da nossa mobilização, luta, e da unidade da classe trabalhadora. Acredito que o ano de 2013 será decisivo para nossas questões.”, finalizou Vidor.

Fonte: CTB-RS