ASSUFBA leva servidores ativos e aposentados em Caravana a Brasília

Servidores técnico-administrativos da UFBA e UFRB (Universidade Federal do Recôncavo Baiano) saíram hoje cedo do Campo Grande, em dois ônibus, com destino a Brasília. A categoria só sairá da Capital Federal no dia 11 de agosto. Até lá, muita disposição para mostrar o movimento de greve iniciado nacionalmente no dia 6 junho pela campanha salarial 2011. Os dois ônibus saíram com 80 servidores que irão acampar na Esplanada dos Ministérios em Brasília.

Foto: Américo B. Barros

“Acreditamos que a nossa caravana vai sensibilizar os deputados para a greve dos servidores das universidades. Queremos com este movimento alcançar o nosso objetivo maior, que é a correção salarial, com o piso de três salários”, argumenta Edgar de Jesus, coordenador de Aposentados da ASSUFBA Sindicato.

Para o coordenador de Esportes e Cultura, Mario Sergio Nascimento, a categoria precisa de uma resposta positiva. “Vamos tentar encontrar esta resposta junto ao governo, e é por isso que vamos pressionar com esta movimentação em Brasília por três dias”, esclarece.

“É necessário que se mude a tática e é isso que estamos fazendo com esta viagem a Brasília, onde estamos levando nossas vidas, sonhos e, principalmente reivindicações por melhores condições de salário e em defesa da universidade pública”, enfatiza Valmiro dos Santos, coordenador de Comunicação da ASSUFBA.

Para Maria Luisa dos Santos e Santos, coordenadora de Formação Sindical da ASSUFBA, a luta da categoria tem que ser modificada para que consiga negociar com o governo. “Precisamos tomar o controle do nosso movimento”, conclui.

O coordenador geral da ASSUFBA, Renato Jorge Pinto salienta que é muito importante que a UFBA e UFRB permaneçam mobilizadas para garantir as conquistas. “A nossa categoria mostra que vai fazer esta luta unida, indo a Brasília em caravana”.

No dia 11 de agosto, quinta, a categoria vai realizar assembleia geral, na Escola Politécnica da UFBA, às 09h, para avaliar a greve e decidir as próximas mobilizações.

08/08/2011

Ascom ASSUFBA Sindicato