ASSUFBA participa de debate sobre assédio moral nas relações de trabalho

Na manhã desta segunda-feira (26/08), a ASSUFBA participou da palestra com roda de conversa sobre Assédio Moral nas Relações de Trabalho, realizada pelo Núcleo de Qualidade de Vida da Prodep/UFBA (Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas). Foi um momento importante de reflexão e construção de agendas para fazer o debate sobre o assunto. 

A palestra foi ministrada pela Professora Dra. Salete Maria da Silva, que explicou o conceito de assédio moral e como ele se dá no ambiente laboral. Durante o bate-papo, muitos técnicos e docentes deram depoimentos importantes sobre a prática na instituição.  

O Sindicato deu diversas sugestões para a construção de políticas de combate ao assédio moral e sexual, além de todo tipo de preconceito dentro da Universidade. A entidade também reafirmou a necessidade de introduzir a capacitação da comunidade universitária para tratar do assunto, assim como a abertura de canais para apurar as denúncias.

Vale lembrar que se caracteriza como assédio moral toda exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho. 

 

O assédio moral contribui para a ocorrência de transtornos mentais no ambiente de trabalho e, consequentemente, o afastamento dos trabalhadores. 

Também nesta segunda-feira (26/08), a ASSUFBA participou de audiência com a Prodep e solicitou a criação de grupo de trabalho com servidores, professores e estudantes para elaborar e discutir a política institucional de combate a todo tipo de assédio e preconceito, além de uma resolução a ser discutida pelas categorias.